15 de março é o Dia Internacional do Consumidor. Para lembrar a data, o Procon de Caarapó faz uma série de recomendações e dá dicas ao consumidor local, que vão além das comemorações.
De acordo com a advogada Jakeline Rodrigues de Andrade, diretora-executiva do Procon de Caarapó, não há dúvida de que os avanços conquistados pelos consumidores devem ser comemorados. “Não podemos esquecer, todavia, que temos que ter a consciência de que o mercado tem muito a melhorar. Por isso, a dica do Dia do Consumidor que o Procon de Caarapó dá é no sentido da busca dos seus direitos, consumidor”, ressalta a advogada, acrescentando que “antes de comprar ou contratar serviços, informe-se sobre a idoneidade da empresa, leia os contratos antes de assinar e, se não compreender os seus termos, peça auxílio aos órgãos de defesa do consumidor e, sobretudo, reclame. Reclame sempre que for lesado!”
Para a diretora do Procon de Caarapó, os direitos e os deveres dos dois lados do balcão foram amplificados pela interrnet, cada vez mais usada por fornecedores, consumidores, entidades de defesa civil e a imprensa para educar e informar o papel de cada um nas relações de consumo.
Especialmente neste 15 de março, o Procon de Caarapó apresenta uma lista de sugestões e dicas para evitar a compra por impulso e levar em conta a responsabilidade social no comércio. Confira quatro dicas fundamentais que devem ser levadas em consideração na hora da compra:
Pesquisa: Com a lista feita, é hora de iniciar a pesquisa de preços. Visite estabelecimentos, compare valores encontrados na internet (não esqueça de considerar o frete) e verifique a diferença em lojas física para fazer a melhor escolha para o seu bolso. Fique atento com as fraudes em sites de compras pela internet, cuidado na hora de imprimir um boleto para pagamento, verifique a veracidade da dívida e se as informações estão corretas.
Na dúvida, procure seu órgão de defesa e proteção do consumidor. Estamos prontos para atender a todos, como meio de evitar eventuais fraudes por parte de estelionatários.
Validade e qualidade: Pensou em comprar algo? Dê uma caminhada, pesquise a qualidade dos produtos, compare, negocie e valorize seu dinheiro. Ficou em dúvida? Não compre. Comprar somente o necessário evita o desperdício e seu bolso agradece. Use seu poder de consumidor.
Conheça seus direitos: Exija a nota fiscal, termo de garantia, selo de certificação, boa qualidade e bom atendimento - são itens pelos quais você paga. Exija isso e evite futuras ‘dores de cabeça’ em caso de problemas.
Reponsabilidade social: Quando for escolher seu produto, lembre-se de que por trás das falsificações, da informalidade, dos produtos de origem desconhecida e da pirataria, pode haver crimes, trabalho escravo, desrespeito à natureza e dignidade humana. Seja um consumidor responsável que estimula e prestigia o comércio e a indústria responsáveis.
Agora que você já está bem orientado pelo Procon de Caarapó, é só ir às compras. Mas de forma consciente e responsável.