Professor de 33 anos é primeira morte por coronavírus da reserva indígena de Caarapó

Líder indígena foi um dos feridos durante conflito com proprietários rurais em 2016

03 SET 2020Por Wander Ferreira08h21

O indígena Jesus de Souza, de 33 anos,  da etnia Caiuá, é  o primeiro óbito da aldeia Te`yikue, na Reserva de Caarapó, em Mato Grosso do Sul. Ele estava internado no Hospital da Vida e faleceu às 9h15 da manhã desta quarta-feira (2), em Dourados em decorrência de infecção por coronavírus.


A morte do professor Jesus, que era formado em Ciências Humanas pela UFGD (Universidade Federal das Grande Dourados) está sendo lamentada por lideranças e estudiosos da cultura indígena em todas as comunidades e principalmente pelos moradores da aldeia onde residia.


A reportagem do Midiamax apurou que Jesus participava efetivamente das causas da Aldeia Te`yikue , onde vivia. Em 2016 o professor foi ferido a bala durante conflito entre indígena e proprietários rurais da região.


Durante o ataque ocorrido na aldeia, o irmão de Jesus, Clodiodo foi assassinado. Na época seu pai Leonardo também reagiu acabou preso. Ele aguarda uma decisão do STF (Supremo Tribunal) e pode ser colocado em liberdade em virtude de pertencer ao grupo de risco do coronavírus. 

MidiaMax

Deixe seu Comentário

Leia Também