O bilionário Rubens Ometto, CEO do Grupo Cosan, um dos maiores conglomerados do setor de energia e infraestrutura do Brasil, está disposto a se desfazer de usinas de etanol e açúcar no Mato Grosso do Sul. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e aponta que três unidades estão no radar de negociações: duas em Rio Brilhante e uma em Caarapó. Ainda não há detalhes sobre qual delas será inicialmente oferecida no mercado.
Segundo Jardim, a estratégia de Ometto é clara: “vender, vender e vender o que puder para desalavancar o Grupo Cosan”. As usinas em questão fazem parte do portfólio da Raízen, joint venture entre a Cosan e a Shell, que controla três unidades no estado: o Parque de Bioenergia Rio Brilhante, o Parque de Bioenergia Passa Tempo (ambos em Rio Brilhante) e o Parque de Bioenergia Caarapó, localizado no município de Caarapó.
Crescimento do setor sucroenergético em MS
O anúncio ocorre em um momento de expansão do setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul. Dados da Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul) referentes à safra 2023/2024 mostram que a produção de açúcar no estado ultrapassou 2 milhões de toneladas, um aumento de 55% em relação ao ciclo anterior. Esse volume é o maior já registrado no estado, consolidando Mato Grosso do Sul como o 5º maior produtor de açúcar do país.
“É uma marca importante para Mato Grosso do Sul, que já é um dos principais contribuintes para a receita de exportação na balança comercial do estado”, destacou Érico Paredes, diretor-executivo da Biosul, em entrevista ao Portal do Agronegócio.
Já a produção de etanol atingiu 3,2 bilhões de litros até novembro de 2023, sendo 2,2 bilhões de litros de etanol hidratado e 1 bilhão de litros de anidro, provenientes da cana-de-açúcar e do milho. O volume representa um crescimento de 25% no caso do hidratado, enquanto o anidro registrou uma leve queda de 1%.
Quem é Rubens Ometto?
Rubens Ometto Silveira Mello, 75 anos, é um dos empresários mais influentes do agronegócio brasileiro. Nascido em Piracicaba, interior de São Paulo, ele construiu um império a partir da Cosan, empresa fundada por sua família e que se tornou uma das maiores produtoras de etanol e açúcar do mundo. Em 2021, a revista Forbes o incluiu na lista dos dez maiores bilionários do Brasil, com um patrimônio estimado em 1,3 bilhão de dólares (cerca de R$ 7,5 bilhões).
Atualmente, Ometto preside o Conselho de Administração do Grupo Cosan, que, além do setor sucroenergético, atua em áreas como logística, combustíveis e energia. A possível venda das usinas no Mato Grosso do Sul faz parte de uma estratégia para reduzir a alavancagem do grupo e focar em operações mais rentáveis.
Impacto no mercado
A decisão de Ometto pode atrair a atenção de investidores nacionais e internacionais interessados em adquirir ativos no setor sucroenergético, que segue em expansão no Brasil. Enquanto isso, o mercado aguarda mais detalhes sobre as negociações e o futuro das usinas em Rio Brilhante e Caarapó.