Secretaria de Saúde de Caarapó divulga resultado das ações da campanha Outubro Rosa

Unidades de saúde concentraram diversas atividades relacionadas à saúde da mulher

04 NOV 2021Por Wander Ferreira15h57

A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó divulgou na manhã desta quarta-feira (3) o resultado das ações voltadas à saúde da mulher realizadas durante a campanha Outubro Rosa. As atividades abrangeram toda a população feminina do município, além de ações direcionadas aos homens.

De acordo com o secretário Vinício de Faria e Andrade, foram realizadas 24 ultrassonografias de mama, 614 preventivos e 188 mamografias, além de palestras, consultas odontológicas e outras ações voltadas à saúde da mulher.

As pessoas que tiveram alteração nos exames foram encaminhadas para as referências – Campo Grande, Dourados e Nova Andradina – para investigação e tratamento.

Em todo o mês de outubro, a exemplo do restante do país, o município de Caarapó promoveu a campanha Outubro Rosa, com o objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Nesse contexto, foram realizadas atividades no âmbito do Projeto Onça Pintada, beneficiando homens e mulheres, que puderam realizar exames de ultrassom de mama e de próstata, respectivamente. O grupo é uma organização não governamental instituída como associação civil sem fins lucrativos, que desenvolve em Mato Grosso do Sul ações na área de saúde, tendo como principal objetivo a prevenção e o combate ao câncer de mama e de próstata.

Durante o denominado Dia D do Outubro Rosa – 23 de outubro – foram realizadas ações de prevenção do câncer de colo de útero e de mama em todas as unidades de saúde, incluindo os distritos de Cristalina e Nova América, com disponibilização de exames de preventivo e de mama.

De 25 a 29 de outubro, esteve em Caarapó, em concentração na Praça Central, a Carreta do Hospital de Amor – antigo Hospital do Câncer de Barretos. Nesse período foram realizados exames de preventivo e de mamografia.

Agora, a Secretaria Municipal de Saúde concentra as suas ações nas atividades da campanha Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata.

Tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Saúde deverá detalhar as ações previstas para a campanha Novembro Azul.

Deixe seu Comentário

Leia Também