Teatro de escola de Caarapó vence a edição 2021 do Fetran

O Fetran ocorre no âmbito do projeto Educar PRF,

10 DEZ 2021Por Wander Ferreira21h05

Com a peça Famílias, o grupo de teatro da Escola Cândido Lemes dos Santos, da rede municipal de ensino de Caarapó, sagrou-se campeão da 11ª edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Fetran-MS), recentemente realizado no Estado. O grupo de Caarapó foi vencedor na categoria infanto-juvenil.

Neste ano, foram 35 espetáculos teatrais inscritos de 27 escolas e 18 municípios. Concorreram 11 peças na categoria infantil, 17 na infanto-juvenil, onde Caarapó foi a campeã, e sete na juvenil.

Dirigida pelo professor Michel Gil Coronel, com enfoque na temática proposta – a educação para o trânsito, a peça teve como proposta transmitir como as questões relacionadas ao trânsito afetaram o meio familiar nesse tempo de pandemia. Com linguagem simples, acessível e de forma lúdica, foram abordadas questões sociais relacionadas a economia, desemprego e até comparativos de índices da dengue juntamente com a Covid-19, evidenciando como tais fatores agravaram também a socialização de várias famílias, no caso específico, associando aos várias acidentes demonstrados na peça.

Toda a construção da peça foi inteiramente de autoria dos estudantes juntamente com o professor. O objetivo era transparecer uma tonalidade apagada lembrando muitas vezes um pedaço de papel antigo simbolizando durante as cenas apresentadas que o relacionamento entre as famílias já estava desgastado.

Em suas redes sociais, o prefeito André Nezzi cumprimentou o grupo de teatro da Escola Cândido Lemes pelo resultado conquistado e a Polícia Rodoviária Federal pela iniciativa de promover o Fetran. “É Caarapó sendo destaque positivamente mais uma vez em nível estadual. Fica aqui nossos parabéns e o reconhecimento à todas as pessoas envolvidas neste projeto. A nossa administração segue apoiando e incentivando nossos jovens e adolescentes nas mais diversas áreas”, publicou o dirigente.

O Fetran ocorre no âmbito do projeto Educar PRF, desenvolvido em parceria com a rede municipal de ensino e que tem por objetivo desenvolver ações pedagógicas nas instituições escolares, da educação infantil ao ensino médio, com vistas a promover a reflexão, o debate e o fomento às questões pertinentes ao assunto para que, ao desenvolverem as atividades propostas, a partir das aulas preparadas e conteúdos estabelecidos, possam entender sua participação como agentes transformadores no trânsito, exercendo a cidadania em sua plenitude. As atividades realizadas apresentam as leis de trânsito de forma lúdica, de acordo com a idade das crianças e dos adolescentes que participam, a fim de orientar e conscientizar desde cedo sobre a importância do papel de todos na promoção de um trânsito seguro.

Deixe seu Comentário

Leia Também