Projeto de xadrez atende estudantes de escola estadual de Coronel Sapucaia

Iniciativa desenvolve raciocínio lógico, planejamento e autoconfiança dos alunos na faixa etária de 11 a 14 anos

17 JUN 2025Por Redação Jota FM09h11

A Escola Estadual Coronel Sapucaia, localizada no município de Coronel Sapucaia, desenvolve um projeto de treinamento de xadrez por meio do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc). A iniciativa atende 16 estudantes, na categoria de 11 a 14 anos, e funciona em período integral.

O projeto é coordenador pelo professor de educação física Renato Cavanha Recaldo, com o objetivo de estimular habilidades cognitivas e socioemocionais dos alunos participantes.

“O xadrez contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, aprimora a capacidade de planejamento, estimula a criatividade e fortalece a autoconfiança. A evolução dos alunos no jogo reforça a importância da permanência e continuidade desse projeto na escola”, destacou Recalde.

O diretor da unidade, Reginaldo de Alencar, também ressaltou os impactos positivos da ação. “O projeto torna o ambiente escolar mais produtivo, inclusivo e colaborativo. A valorização da escola por meio dos projetos esportivos e o desenvolvimento das competências socioemocionais são primordiais”, afirmou.

De acordo com Rodrigo Alves Batista, supervisor da modalidade de xadrez no Prodesc, atualmente o projeto está presente em 93 escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) em 23 municípios de Mato Grosso do Sul, atendendo cerca de 1.300 alunos.

O Programa MS Desporto Escolar – Treinamento Desportivo é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), por meio do Núcleo de Esportes (Nesp).

O objetivo é promover a formação esportiva e o desenvolvimento dos estudantes-atletas, oferecendo suporte para o treinamento especializado dentro das escolas estaduais, em um ambiente que estimula a integração, o intercâmbio e o crescimento pessoal e coletivo dos alunos.

Deixe seu Comentário

Leia Também