Deodápolis, Fátima do Sul e mais 40 municípios entram na bandeira cinza, de grau extremo da Covid-19

A recomendação é que o toque de recolher seja às 20h e que apenas atividades extremamente essenciais funcionem

10 JUN 2021Por Redação10h58

Deodápolis,Fátima do Sul e mais 40 municípios estão na bandeira cinza do mapa de Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), o que indica grau de risco extremo para Covid-19.

Conforme apurou a reportagem, agora a recomendação é que o toque de recolher seja às 20h e que apenas atividades extremamente essenciais funcionem. As medidas restritivas valem a partir desta sexta-feira (11) e vão até 24 de junho.

O mapa do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) atualizado nesta quinta-feira (10) traz a pior classificação de risco desde o início da pandemia em Mato Grosso do Sul.

São 29 municípios na bandeira vermelha, o que representa grau de risco alto para Covid-19 e sete na laranja, o que indica grau de risco médio. 

Nessa faixa, o toque de recolher deve ser às 21h e 22h, respectivamente. Não há nenhum município na bandeira verde ou amarela. 

Falta de leitos; transferência de pacientes para outros Estados; recorde de casos confirmados em 24 horas; alta de internações, óbitos, taxa de contágio, média móvel de mortes e de casos favorecem o cenário caótico em Mato Grosso do Sul.

O governo do estado de Mato Grosso do Sul publicou o Decreto nº 15.693, de 9 de junho de 2021, que regulamenta que os 79 municípios de Mato Grosso do Sul adotem as recomendações do Prosseguir.

 

MAPA PROSSEGUIR

 

O mapa de risco considera a disponibilidade de leitos UTI, busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19 e quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Redução de novos casos, necessidade de expansão de leitos, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde e situação de fronteira com país ou divisa com Estado que tenha aumento de casos também entram na lista de indicadores. 

A bandeira verde representa grau baixo; a amarela, tolerável; a laranja, grau médio; a vermelha, grau alto e a cinza, grau extremo.

 

Bandeira verde

Representa municípios que estão no grau de risco baixo para Covid-19. Nenhum município se encontra nessa faixa. 

Bandeira amarela

Representa municípios que estão no grau de risco tolerável para Covid-19. 

Esta faixa permite a volta às aulas mediante protocolos rígidos de biossegurança, aconselha o fechamento de parques públicos, recomenda o distanciamento social e uso de máscara em locais públicos.

Também sugere quarentena para casos suspeitos e propõe velório de pessoas NÃO Covid de até 4 horas, com limite máximo de 10 pessoas. 

Nenhum município se encontra nesta faixa

 

Bandeira laranja

Representa municípios que estão no grau de risco médio para Covid-19. 

Esta faixa suspende aulas presenciais, fecha parques públicos, recomenda o distanciamento social e uso de máscara em locais públicos.

Também recomenda toque de recolher das 22h às 5h; propõe velório de pessoas NÃO Covid de até 2 horas, com limite máximo de 10 pessoas; sugere a ampliação de leitos UTI em hospitais e maior quantidade de remédios em unidades de saúde.

Os municípios que estão nessa faixa são:

Rio Negro, Paraíso das Águas, Jateí, Taquarussu e Glória de Dourados.

Bandeira vermelha

Representa municípios que estão no grau de risco alto para Covid-19. 

Esta faixa suspende aulas presenciais, fecha parques públicos, obriga o distanciamento social e uso de máscara em locais públicos.

Também recomenda toque de recolher das 21h às 5h e propõe velório de pessoas NÃO Covid de até 1 hora, com limite máximo de 10 pessoas. Pessoas que morreram de Covid-19 não devem ter velório e seu enterro deve ser imediato. 

Também sugere a ampliação de leitos UTI em hospitais, contratação de leitos extras em hospitais particulares e ampliação da quantidade de remédios em unidades de saúde.

As cidades que estão nessa faixa são:

Mundo Novo, Eldorado, Tacuru, Aral Moreira, Laguna Carapã, Douradina, Vicentina, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Anaurilândia, Nova Andradina, Angélica, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Bandeirantes, Jaraguari, Rochedo, Corguinho, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Ladário, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, Pedro Gomes, Sonora, Figueirão, Cassilândia, Inocência e Paranaíba 

 

Bandeira cinza

 

Representa municípios que estão no grau de risco extremo para Covid-19. 

 

Esta faixa suspende aulas presenciais; fecha parques públicos; obriga o distanciamento social e uso de máscara em locais públicos.

 

Também recomenda toque de recolher das 20h às 5h. Pessoas que morreram de Covid-19 ou de outra causa não devem ter velório e seu enterro deve ser imediato. 

 

Também sugere a ampliação de leitos UTI em hospitais, contratação de leitos extras em hospitais particulares e ampliação da quantidade de remédios em unidades de saúde.

 

Os municípios que estão nessa faixa são:

 

Corumbá, Porto Murtinho, Miranda, Bodoquena, Bonito, Jardim, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Maracaju, Itaporã, Sete Quedas, Japorã, Coronel Sapucaia, Amambaí, Itaquiraí, Iguatemi, Naviraí, Juti, Caarapó, Dourados, Rio Brilhante, Deodápolis, Maracaju, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, Bataguassu, Brasilândia, Três Lagoas, Selvíria, Aparecida do Taboado, Água Clara, Alcinópolis, Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Terenos, Novo Horizonte do Sul e Ivinhema.

 

 

 

 

 

 

 

Reprodução: Ivinotícias

 

Deixe seu Comentário

Leia Também