Empreiteira paulista é autuada em R$ 1,47 milhão por incêndio em lavoura de cana-de-açúcar em MS

O incêndio ocorria somente na cana-de-açúcar que estava pronta para a colheita e, inclusive, já havia uma frente de colheita mecanizada no local para iniciar os trabalhos.

11 JUN 2021Por Redação11h00

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Dourados realizava trabalhos de orientação nas propriedades rurais do município de Rio Brilhante, durante a fase informativa da operação Prolepse, quando se depararam com um incêndio em uma plantação de cana-de-açúcar. 

De acordo com informações policiais, o fato ocorreu nesta quinta-feira (10). Quando a equipe passou pelo local o incêndio na área plantada de cana-de-açúcar já havia consumido uma enorme região da lavoura que estava pronta para colheita.

Como ainda é possível realizar a queima controlada, desde que com a licença ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), a PMA localizou o responsável pela queima, que é gerente da empresa, uma empreiteira, com sede na cidade de Lins (SP).

Segundo ele, a empresa cultiva a cana-de-açúcar, colhe e vende para uma usina sucroenergética do município de Rio Brilhante e afirmou não saber como se iniciou o fogo, mas que não possuía a licença para queima.

Conforme a PMA, o incêndio ocorria somente na cana-de-açúcar que estava pronta para a colheita e, inclusive, já havia uma frente de colheita mecanizada no local para iniciar os trabalhos.

Assim que o fogo foi extinto, a equipe realizou levantamentos com uso de GPS e drone, medindo a área incendiada que perfez 1.470 hectares de lavoura queimada. A empresa empreiteira proprietária da cana-de-açúcar foi autuada administrativamente e multada em R$ 1.470.000,00 (um milhão, quatrocentos e setenta mil reais).

 

 

 

 

 

Reprodução: Dourados News

Deixe seu Comentário

Leia Também