Com 32 mil inativos, Ageprev quer que bancos flexibilizem consignados

04 ABR 2020Por Bruno Chaves05h39

Campo Grande (MS) – Com 32 servidores inativos, entre aposentados e pensionistas, a Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev-MS) quer que bancos e outras instituições financeiras flexibilizem o pagamento de contratos de empréstimos consignados durante a pandemia do novo coronavírus, diminuindo assim o impacto econômico na vida de milhares de famílias.

Do total de inativos cadastrados na Ageprev, 18 mil possuem empréstimos consignados, com dívidas em torno de R$ 1,8 bilhão. Dos segurados inativos, 61% possuem, em média, cinco empréstimos consignados. Ao todo, 64% dos endividados são mulheres e 66% são idosos acima de 60 anos.

O maior credor é o Banco do Brasil (63% das dívidas), seguido pelo Bradesco, Itaú, BMG, Santander e Caixa Econômica Federal. 

Segundo o diretor-presidente da Agência, Jorge Oliveira Martins, ofício pedindo a suspensão da cobrança das parcelas dos empréstimos consignados dos aposentados e pensionistas pelos próximos 6 meses foi encaminhado a todos os bancos no último dia 19 de março.

Até o momento, Banco do Brasil e Daycoval Empréstimos se manifestaram a favor da solicitação. O banco afirmou que foi aprovada a possibilidade de carência de pagamento de parcelas nos próximos seis meses e a recomposição das dívidas. Já o Daycoval autorizou a suspensão por dois meses. O Governo aguarda posicionamento das outras instituições financeiras.

No Banco do Brasil, servidores ativos, aposentados e pensionistas podem escolher entre renovar a operação com o mesmo valor em até 96 parcelas, com a opção de 180 dias (seis meses) de carência; renovar a operação com o mesmo valor, opção de 180 dias (seis meses) de carência e aumento do prazo para até 96 parcelas; renovar a operação com 180 dias (seis meses) de carência, com troco disponível e até 96 parcelas; ou efetuar portabilidade de operações em qualquer banco para o Banco do Brasil, com taxas menores que a operação de origem.

A contratação pode ser efetuada pelos canais de atendimento do Banco, conforme segue:

App BB: Acesse o menu Empréstimos – Crédito Consignado/Pessoal – Contratar – Renove seu crédito;

Autoatendimento pela Internet: Acesse o menu Empréstimo – Renovação de empréstimos

TAA: Acesse o menu Empréstimo – Renovação de empréstimos

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Bruno Chaves, Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Foto: Arquivo

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