Comunidades Quilombolas receberão maquinários e implementos agrícolas.

Semagro terá novo programa para atender comunidade

06 MAI 2022Por kfernandes10h06

http://www.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/150/2022/05/06.05.22-COMUNIDADES-QUILOMBOLAS-PORTAL.mp3

Um novo Programa está sendo elaborado pela Semagro para atender as comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul.

A exemplo do que já acontece com as aldeias indígenas do Estado, através do Proacin (Programa de Apoio às Comunidades Indígenas) serão desenvolvidas ações como entrega de maquinários e implementos agrícolas para os quilombolas.

As bases do programa serão assistência técnica e avaliação da produção. De acordo com o secretário da Semagro, Jaime Verruck algumas comunidades já receberam equipamentos, e outras já podem começar a se preparar para implantar projetos de agroindustrialização.

Mato Grosso do Sul tem 21 comunidades quilombolas rurais e urbanas em 15 municípios. A Agraer está elaborando um diagnóstico para saber como está o sistema produtivo dessas comunidades (quem produz, produz o quê, para quem vende). Algumas dessas comunidades já são atendidas pelo Governo do Estado em outros programas com doação de sementes, maquinários e assistência técnica.

O Proacin, que foi idealizado em 2015 e lançado no ano seguinte pela Agraer, órgão vinculado à Semagro, atua no repasse de sementes de milho e feijão para as comunidades indígenas, assistência técnica, conserto de tratores e compra de óleo diesel para as máquinas agrícolas.

Recentemente, dentro do Programa, começou a ser entregue às aldeias 15 mil toneladas de calcário para correção do solo e melhora da produção. Estão sendo investidos R$ 5,3 milhões nesta ação, que vai beneficiar 76 aldeias de 26 municípios.

Outra ação importante é no programa alimentar aos indígenas, com a distribuição mensal de 19.899 cestas básicas, que dispõe cada uma de 25 quilos, contendo por exemplo arroz, feijão, carne e mais 18 itens. Elas são repassadas para 83 aldeias em 27 municípios do Estado. Mais de 90% dos índios são atendidos.

 

Katiuscia Fernandes - Subcom

Foto: Saul Schramm

Deixe seu Comentário

Leia Também