Ruralistas são a favor do cancelamento de feriados

Produtores e pecuaristas tentam minimizar os efeitos da pandemia

18 MAI 2020Por Wander Ferreira09h02

Proposta apresentada pelos empresários para que os feriados sejam deslocados para os fins de semana também recebe apoio do setor rural do Estado. A ideia apresentada por empresários ganhou força com os políticos e já recebe aprovação de outros segmentos.

Com a adoção das medidas de isolamento por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a economia já registra números negativos.

O cancelamento de feriados é uma das alternativas para que a retomada das atividades econômicas não seja interrompida. A medida afetaria uma data municipal e cinco nacionais até dezembro (excluindo da lista somente Natal e Ano-Novo).

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Maurício Saito, com a atual situação econômica do País, as atividades precisam se adaptar ao momento.

“Em virtude das atuais condições impostas em todo o mundo por conta da Covid-19, há necessidade de readequação das atividades e das rotinas das pessoas. Sendo assim, o Sistema Famasul acredita que o remanejamento dos feriados, como proposto, surge como mais uma medida que pode contribuir para amenizar os efeitos da pandemia”, disse Saito.

De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Jonatan Pereira Barbosa, tudo que for definido democraticamente terá o apoio da entidade. “Pessoalmente, sou completamente a favor de qualquer medida como esta, que visa à retomada da economia. Já enquanto representante da Acrissul, eu defendo o que for decidido democraticamente pela maioria. Queremos o melhor para a economia do País”, considerou.

O presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), Alessandro Coelho, explicou que a mudança nos feriados pouco afeta a agropecuária. “Levando em consideração que o segmento é um serviço essencial, mesmo no período de quarentena os trabalhos nas fazendas são ininterruptos”.

Como a Divisão do Estado cai no fim de semana, nenhuma data tipicamente sul-mato-grossense entraria na lista, assim como o Dia de Santo Antônio, que em 2020 será em um sábado. Existem pontos facultativos que afetam categorias específicas, como o Dia do Professor e do Servidor Público.
Datas
No segundo semestre de 2020, estão previstos cinco feriados nacionais que podem ser prolongados: 5, 6 e 7 de setembro (de sábado a segunda): Independência do Brasil é no dia 7; 10, 11 e 12 de outubro (de sábado a segunda): Nossa Senhora Aparecida é no dia 12; 31 de outubro, 1º e 2 de novembro (de sábado a segunda): Finados é no dia 2; 15 de novembro (domingo): Proclamação da República; 25, 26 e 27 de dezembro (de sexta a domingo): Natal é no dia 25.

CorreiodoEstado

Deixe seu Comentário

Leia Também