Com jogos cancelados, Federação busca cidades com decreto 'flexível' para seguir com campeonato

Este ano a competição segue um novo formato

24 MAR 2021Por Cristiano Almeida/Dourados News14h45

A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) cancelou oficialmente todos os jogos marcados até o dia 28 deste mês pela Série A do campeonato estadual. A decisão, tomada na segunda-feira (22), foi em razão da crescente onda de contágio, casos e internações causadas pela Covid-19 no Estado e também por conta de decretos municipais que impedem a realização de eventos em algumas cidades, o que inclui treinos e jogos. 

Agora, a federação, em conjunto com representantes dos clubes que são favoráveis a continuidade da competição e descartam a possibilidade de paralisação total, buscam alternativas para dar sequência à disputa da Série A.

As partidas canceladas correspondem a 5ª rodada da competição. São elas: Três Lagoas x Comercial que estava inicialmente marcada para esta sexta-feira (26), às 15h, no estádio  Benedito Soares da Mota, em Três Lagoas; União ABC x Chapadão inicialmente marcada para o sábado (27), 10h, no estádio Pedro Pedrossian – o ‘Morenão’ - em Campo Grande; Novo Operário x Operário inicialmente marcada para domingo (28), às 15h, também no Morenão, em Campo Grande. Todos esses jogos ainda não têm nova data confirmada pela FFMS.

Em entrevista a reportagem, o presidente do DAC (Dourados Atlético Clube), Marcos Araújo, confirmou também a antecipação da partida que o time douradense tinha contra a equipe do Aquidauanense, em Aquidauana, inicialmente marcada para quarta-feira (31). O jogo foi antecipado para domingo (28), às 15h, no mesmo local e horário e com transmissão de TV local.

“Adiantamos o nosso jogo e estamos sempre prontos para colaborar. Temos que fazer o possível para não paralisar a competição. Sou a favor de uma flexibilidade para ajustar a tabela e seguir com a disputa. Estamos sempre testando e tomando os cuidados com nossos atletas e demais funcionários”, disse Araújo.

A intenção da FFMS é buscar cidades onde os decretos municipais não sejam tão restritivos, como é o caso da capital Campo Grande, por exemplo. No entanto, até o momento, nenhuma mudança na tabela foi definida de fato. Em entrevista ao Dourados News no começo da semana, o presidente da federação, Francisco Cezário de Oliveira, disse que “parar nem pensar”, referindo-se aos prejuízos financeiros e de calendário que os clubes tiveram em 2020 por causa da pandemia (confira aqui).

A SÉRIE A

A série A teve início em 28 de fevereiro. A disputa se divide em dois grupos. No grupo A estão o DAC, Aquidauanense, Águia Negra, Novo FC e Operário. No grupo B estão Comercial, Costa Rica, Serc, Três Lagoas e União ABC.

Este ano a competição segue um novo formato. As 10 equipes se enfrentam em uma primeira fase classificatória na primeira fase, com turno e returno. Os três melhor classificados em cada grupo garantem vaga na próxima fase e os dois últimos colocados serão rebaixados para a série B.

Na segunda e última fase, os seis classificados jogam entre si, em grupo único, com confrontos de ida e volta, no formato de pontos corridos. O campeão será o clube que obtiver o maior número de pontos conquistados nesta fase.

O DAC (Dourados Atlético Clube) lidera o grupo A com 12 pontos e a equipe do Costa Rica lidera o grupo B, com 10 pontos conquistados.

Deixe seu Comentário

Leia Também