Festival de Pesca de Corumbá bate recorde e movimenta a economia dos pequenos negócios

Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá voltou com toda força, batendo recordes de equipes com 256 inscritos.

23 MAI 2022Por Silvio Andrade06h51

Depois de nove anos, o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá voltou com toda força, batendo recordes de equipes (256) e de tempo de prova (sete horas) e garantindo uma renda extra aos pequenos comerciantes da cidade com a praça de alimentação no circuito montado para o evento no Porto-Geral. O prefeito Marcelo Iunes estima que, além de aquecer a economia da cadeia do turismo, foram gerados mais de 250 empregos em três dias.

O festival, encerrado neste domingo com a prova infantil com a participação de mil crianças, foi organizado pela prefeitura e contou com o apoio financeiro (R$ 225 mil) do Governo do Estado, do comércio local e dos empresários de turismo. A premiação, que somou R$ 200 mil e incluiu carro, moto, equipamentos náuticos, bicicletas, celulares, tablets, videogame eTVs, distribuída aos participantes por meio de sorteios, foi doada pelos comerciantes.

“Nosso festival voltou com sucesso total, com quase o dobro da meta de participantes, e tivemos a adesão total dos empresários de Corumbá, sem falar do apoio do governador Reinaldo Azambuja e do ex-secretário Eduardo Riedel, grandes parceiros, nos garantindo a estrutura, a divulgação e o show nacional”, disse o prefeito Marcelo Iunes. “O apoio das empresas nos permitiu oferecer uma excelente premiação, a melhor de todos os festivais.”

2023 será ainda maior

O festival foi iniciado na sexta-feira (20) com abertura oficial e shows no palco montado no Porto-Geral, onde a prefeitura criou um circuito gastronômico, com 50 barracas de comidas típicas e bebidas, e abriu espaço para os estandes das empresas parceiras apresentarem seus produtos. No sábado, o show da dupla Munhoz e Mariano, depois da premiação da prova dos adultos, atraiu mais de 15 mil pessoas à orla, que contou com forte aparato de segurança.

 “O festival infantil fechou com brilhantismo o evento”, comemorou o prefeito corumbaense, destacando a prova realizada neste domingo, das 8h às 13h, em frente a prainha. A organização dividiu os mil participantes em oito baterias, cada uma com 125 inscritos, e criou um grupo de monitores para orientar as crianças sobre técnicas de pesca e segurança. Além de registrar os peixes fisgados, os monitores trocavam as iscas nos anzóis em varas de bambu.

A prova teve três ganhadores, cada um fisgando um exemplar nas águas do Rio Paraguai: Giovanne Gregório da Silva Soares, 16 anos; Kemilly Emanuelly Ferreira Pinto, 16: e Mayk da Costa Hermosilha, 15. O encerramento do festival ocorreu no Porto Geral com roda de samba e bom público. “Vamos realizar um festival ainda maior em 2023”, prometeu o prefeito Marcelo Iunes, confirmando a data de 4 a 6 de fevereiro do megaevento do próximo ano.

O Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá contou ainda com o apoio da Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental (Pma), Polícia Militar e Guarda Municipal.

Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Fotos: Sílvio de Andrade

Deixe seu Comentário

Leia Também