A primeira etapa dos Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul 2025 começa na próxima semana, com participação de mais de 800 atletas, com 60 anos ou mais, representando 46 municípios. As competições serão realizadas em Campo Grande, até o dia 19 de junho.
A cerimônia oficial de abertura será na terça-feira (17), às 18h, no Espaço Expo do Shopping Bosque dos Ipês, onde logo após terá início a competição de dança de salão. Já as demais modalidades ocorrerão nos dias 18 (das 8h às 17h) e 19 (das 8h às 12h), com encerramento e premiação.
Serão disputadas nove modalidades esportivas, entre individuais e em duplas: atletismo (com provas no Parque Olímpico Ayrton Senna), além de damas, dança de salão, dominó, malha, sinuca, tênis de mesa, truco e xadrez, no Shopping Bosque dos Ipês.
O evento tem como objetivo valorizar a prática esportiva entre pessoas idosas, incentivando a convivência social, o bem-estar físico e mental, além de garantir o direito ao lazer, conforme estabelecido na Política Nacional do Idoso e no Estatuto do Idoso.
Segundo o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, os jogos estimulam não apenas a saúde física, mas também o raciocínio e a autonomia. “Atividades como os jogos de mesa contribuem significativamente para a melhora da memória, concentração e prevenção de doenças como a demência e o Alzheimer”, destacou.
Para a diretora dos Jogos da Melhor Idade, Karina Quaini, a crescente participação dos municípios mostra o impacto positivo da iniciativa. “A cada edição percebemos maior envolvimento e estrutura voltada ao público idoso. Isso transforma a vida das pessoas e fortalece o papel do esporte como política pública”, afirmou.