JUBs Praia 2022

Amanda Leal garante primeira medalha para MS

02 MAI 2022Por Paulo de Camargo Fernandes08h41

Foi no beach wrestling (luta de praia) que Mato Grosso do Sul conquistou, no domingo (1°), a primeira medalha nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de Praia 2022. E foi de ouro: Amanda Lima Leal dominou as disputas e não encontrou dificuldades.

O evento, que teve início no dia 29 de abril, é realizado na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati (CE), e vai até terça-feira (3). A delegação sul-mato-grossense é apoiada pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

O wrestling de Mato Grosso do Sul é uma das potências do país e Amanda intensificou nos últimos meses sua preparação para disputar pela primeira vez a versão de areia da modalidade. Para ser campeã, a atleta de 21 anos deixou para trás adversárias de quatro instituições: UniFatecie (ES), UFS (SE), Universidade Nilton Lins (AM) e Unifor (CE).

Além do ouro no terceiro dos JUBs Praia 2022, Mato Grosso do Sul assegurou vagas na fase “mata-mata”, que começam nesta segunda-feira (2). Raissa Freitas e Naiady Ortega, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), estão na semifinal do beach tennis feminino, e vão encarar a equipe da Universidade Nilton Lins. Na mesma modalidade, a dupla masculina Guilherme Chinem/João Augusto Andrade, da Unigran Capital, também está na semifinal, após ganhar todos os três jogos da fase classificatória. O confronto será diante da Unifor (CE).

No vôlei de praia masculino, Carlos Eduardo Vidal e Anthony Cáceres venceram os dois compromissos pela etapa classificatória, alcançando a primeira colocação da chave. A dupla da Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (FESCG) enfrenta a PUC (RJ), nesta segunda-feira (2), pelas quartas de final. O basquete masculino da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) também segue firme e está nas quartas de final. O adversário será a Universidade Federal de Santa Maria (RS).

A delegação do Estado, composta por 43 atletas, é coordenada pela Federação Universitária de Esportes de Mato Grosso do Sul (FUEMS), disputa sete modalidades: basquete 3x3, beach hand, beach tennis, beach wrestling, cross training, vôlei de praia e vôlei 4x4 misto. O evento, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), ainda tem beach soccer, futevôlei e futmesa.

Participam dos JUBs Praia 2022 estudantes-atletas de cinco instituições de ensino superior (IES) do estado: Centro Universitário da Grande Dourados – Polo Campo Grande (Unigran Capital), Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (FESCG), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Confira todos os resultados de Mato Grosso do Sul neste domingo (1º) nos JUBs Praia 2022:

Beach tennis feminino
Unifor (CE) 6 x 0 UFMS (MS)

Beach tennis masculino
UFAM (AM) 1 x 6 Unigran Capital (MS)

Beach hand masculino
UNIESP (PB) 2 x 0 Unigran Capital (MS) – Parciais de 15x20 e 25x8

Vôlei de praia masculino
FESCG (MS) 2 x 0 UNEB (BA) – Parciais de 21x13 e 21x9

Vôlei 4x4 misto
Unifor (CE) 2 x 0 UFGD (MS) – Parciais de 21x11 e 21x8

Basquete 3x3 feminino
Uninassau (PE) 14 x 4 Unigran Capital (MS) – Quartas de final

Basquete 3x3 masculino
UFGD (MS) 12 x 4 UFERSA (RN)

Beach wrestling
Amanda Lima Leal (FESCG) foi campeã na categoria até 60 kg

Cross training
Dandara Macedo Fagundes (UCDB) terminou em quinto lugar na classificação geral, na disputa individual feminina

Confira as disputas desta segunda-feira (2), quarto dia de competição:

Beach tennis feminino
Universidade Nilton Lins (AM) x UFMS (MS) - Semifinal

Beach tennis masculino
Unigran Capital (MS) x Unifor (CE) – Semifinal

Vôlei de praia masculino
FESCG (MS) x PUC (RJ) – Quartas de final

Basquete 3x3 masculino
UFGD (MS) x UFG (GO) – Quartas de final

Cross training
Iohan Macedo e Dandara Macedo (UCDB) vão para a disputa de duplas mistas, em três WODs, a partir das 8h30

Texto e fotos: Lucas Castro, Fundesporte

Deixe seu Comentário

Leia Também