11 de março Dia Mundial do Rim

"O objetivo da campanha do Dia Mundial do Rim, é engajar pessoas já com a Doença Renal para promover a participação significativa no tratamento, além do foco no autocuidado, sobre vida e qualidade de vida."

11 MAR 2021Por Redação00h03

No dia 11 de março de 2021, será comemorado o Dia Mundial do Rim. Esse é um evento anual criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF). Reunindo milhões de pessoas em mais de 150 países, o objetivo é conscientizar sobre a saúde dos rins. Há 14 anos, inúmeros eventos são organizados para educar e alertar a população. Por isso, é importante ressaltar sobre a Prevenção da Doença Renal, afim de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença.

Mais de 10% da população mundial apresenta algum tipo de disfunção renal. Os números mais recentes mostram que a previsão é um aumento de 17% para a próxima década. Enquanto isso a Doença Renal já é reconhecida como um problema global de saúde pública. Os principais grupos de riscos para o desenvolvimento da doença são: hipertensos, diabéticos, obesos e aqueles que tem histórico familiar de Doença Renal ou Cardiovascular.

Dia Mundial do Rim

• Vivendo bem com a doença renal

Ser diagnosticado com Doença Renal pode ser um grande desafio, tanto para o Paciente quanto para as pessoas do convívio. O diagnóstico e tratamento em estágios avançados da doença, têm impacto severo na vida do paciente. Muitas vezes também dos familiares, reduzindo a capacidade para as atividades cotidianas como: trabalho, viagens e socialização. Enquanto isso, causa também vários sintomas como por exemplo, fadiga, dor, depressão, prejuízo cognitivo, problemas gastrointestinais e de sono.

O objetivo do tema é promover a educação e a conscientização sobre a gestão eficaz de sintomas da Doença Renal e a capacitação do Paciente, para promover a participação significativa no processo do tratamento e na vida cotidiana. Isso exigirá que os pacientes entendam o seu papel, tenham o conhecimento necessário para serem capazes de se envolver na tomada de decisão compartilhada, bem como desenvolver as habilidades e o suporte para um autogerenciamento eficaz.

Deixe seu Comentário

Leia Também