13 de março Dia de São Rodrigo

Rodrigo de Córdova era um sacerdote que viveu no século IX em Espanha, numa altura de ocupação muçulmana. Por isso, os cristãos não podiam pronunciar a sua fé em público, tendo de permanecer dentro de casa quando queriam praticar a sua religião.

13 MAR 2021Por Redação00h07

Reza a história que quando os seus irmãos, um cristão e um muçulmano, estavam a brigar acerrimamente, cada um defendendo a sua fé, Rodrigo intrometeu-se. Ele colocou-se no meio dos dois para parar a bulha e acabou levando um golpe que o fez perder os sentidos e cair desmaiado.

O irmão muçulmano aproveitou para carregar Rodrigo inanimado pela cidade de Córdova, dizendo que ele acabara de abraçar a fé islâmica. Mais tarde, Rodrigo negou publicamente a conversão, acabando por ser visto como um traidor pelos muçulmanos, que o prenderam.

Na prisão Rodrigo conheceu Salomão, preso pelo mesmo motivo. Os dois santos recusaram negar a fé cristã, o que lhes valeu a decapitação e o título de mártires.

O dia de São Rodrigo é celebrado na data da sua decapitação, que aconteceu a 13 de março de 857. O santo é venerado pelas igrejas católica e ortodoxa.

Deixe seu Comentário

Leia Também