16 de fevereiro é dia do Carnaval

O Carnaval 2021 cai no dia 16 de fevereiro. Apesar de ser tradicionalmente um dia de folga, não é um feriado nacional, mas um ponto facultativo. No Rio de Janeiro, sim, é feriado estadual, conforme a Lei nº 5243, de 14 de maio de 2008.

16 FEV 2021Por Redação00h01

Em 2021, em decorrência da Covid-19, vários estados suspenderam o ponto facultativo. No Rio de Janeiro, no entanto, o feriado mantém-se.

A comemoração do Carnaval 2021 deverá acontecer entre os dias 8 e 11 de julho, com a realização dos tradicionais desfiles das escolas de samba. Isso se até lá a vacina contra o vírus estiver disponível em tempo hábil que permita a realização do evento. Assim, é possível que haja ponto facultativo em julho.

O Carnaval é uma celebração de data móvel obrigatoriamente comemorada numa terça-feira, e que ocorre sempre 47 dias antes da Páscoa. Na verdade, o Carnaval compreende vários dias de folia, começando pelo fim de semana que antecede a terça de carnaval.

Quando será o Carnaval nos próximos anos?

Como dito, o Carnaval é uma festa móvel e, por este motivo, todos os anos é comemorado numa data diferente. Para já ir se programando, saiba quais são as datas do Carnaval para os próximos 5 anos!

  • Carnaval 2022 - 1 de março de 2022
  • Carnaval 2023 - 21 de fevereiro de 2023
  • Carnaval 2024 - 13 de fevereiro de 2024
  • Carnaval 2025 - 4 de março de 2025
  • Carnaval 2026 - 17 de fevereiro de 2026

Vale lembrar também que o Carnaval é um ponto facultativo e, embora seja comemorado em todo o território brasileiro, fica a critério das empresas suspenderem ou não as atividades no período dessa festividade.

História: qual o significado do Carnaval?

Embora não se saiba ao certo em que local o Carnaval tenha surgido, ele remonta à Antiguidade.

Vários eventos podem ter influenciado a comemoração como a conhecemos hoje. A troca de papéis sociais que tinha lugar na Babilônia, por exemplo, pode ter originado a utilização de máscaras e fantasias, que propiciavam as pessoas se divertirem sem receios de serem reconhecidas.

Todos os eventos que possivelmente deram origem ao Carnaval, no entanto, tinham origem pagã. Como a igreja não conseguia proibir a comemoração do Carnaval, que era muito popular, a partir de 590 d.C, as autoridades eclesiásticas inseriram a Quarta-Feira de Cinzas - marco inicial da Quaresma - logo após o Carnaval.

Originalmente, o termo “carnaval” significa “adeus à carne” (carne levale, em italiano), pois representava, na Idade Média, uma época de festas populares que antecediam um grande jejum, a Quaresma, o período de quarenta dias antes da Páscoa.

Deixe seu Comentário

Leia Também