19 de Janeiro Dia do Cabeleireiro

Neste Dia do Cabeleireiro, reconhecemos estes profissionais que têm o dom de transformar, de fazer com que um corte, por mais simples que possa parecer, se torne algo de tirar o fôlego.

19 JAN 2021Por Redação07h23

Essa data comemorativa é instituída através da Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012. No seu artigo 5º, consta que a mesma deve ser comemorada no dia da promulgação da lei.

Acontece que a lei foi promulgada no dia 18, mas se tornou comum considerá-la no dia seguinte. Isso porque no artigo 6º consta que a lei entra em vigor na data da sua publicação, o que aconteceu em 19 de janeiro.

O mesmo acontece com as comemorações relativas aos dias do barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador.

Antes da oficialização da data, no entanto, muitos profissionais comemoravam o dia 3 de setembro, sob sugestão da Federação Nacional de Cabeleireiros.

E também há outra data divulgada em alguns cantos do país como o dia do cabeleireiro, 3 novembro. Trata-se do dia do falecimento do santo que ficou conhecido como o padroeiro dos cabeleireiros, São Martinho de Porres.

São Martinho de Porres (1579-1639) tem origem peruana. Pelo fato de Martinho ter aprendido o ofício de barbeiro antes de decidir se dedicar à vida religiosa e, no convento, entre outros trabalhos, cortar o cabelo dos frades, recebeu o título de padroeiro dos cabeleireiros.

Deixe seu Comentário

Leia Também