28 de junho Dia de Santo Irineu

Esta data homenageia o santo tido como o primeiro teólogo do cristianismo, Irineu ou Ireneu de Lyon.

28 JUN 2021Por Cristiano Almeida00h02

Não existem muitas informações sobre a vida de Irineu, mas sabe-se que teria nascido na região da Ásia Menor, em Esmirna, por volta de 130 - 135 e de pais cristãos.

Irineu foi discípulo de São Policarpo que, por sua vez, foi seguidor do Apóstolo São João, o Evangelista.

Santo Irineu desempenhou um importante papel para o fortalecimento da Igreja primitiva, além de também ter contribuído para o fortalecimento da Igreja do Oriente. Grande parte dos dados históricos sobre a Igreja cristã do século II, é obra deste bispo.

Versado em idiomas e muito estudioso, Santo Irineu atuou ao lado do primeiro bispo de Lyon, na França, combatendo a heresia dos hereges montanhistas.

Foi bispo da cidade de Lyon e aí faleceu. Os originas de suas obras foram perdidos, mas sobrevivem as traduções de livros como “Contra as heresias” e “Demonstração da pregação apostólica”.

Santo Irineu de Lyon é venerado pela Igreja Católica, Igreja Luterana, Igreja Ortodoxa e pela Comunhão Anglicana. A Igreja Ortodoxa celebra a sua festa litúrgica em 23 de agosto, diferentemente das demais que comemoram o 28 de junho, data do seu martírio.

O nome "Irineu" vem do grego e significa literalmente "pacificador" ou "pacífico", uma característica que faz jus ao trabalho deste santo durante a sua vida.

São Irineu é padroeiro daqueles que combatem as heresias.

Deixe seu Comentário

Leia Também