20ª Semana Nacional de Museus

Acontece em Campo Grande, Alcinópolis, Corumbá e Maracajú

13 MAI 2022Por Gisele Colombo05h16

Com uma programação variada, acontece a 20ª Semana Nacional de Museus de 16 a 23 de maio de 2022. Em Mato Grosso do Sul, as atividades acontecerão em Campo Grande, Alcinópolis, Corumbá e Maracaju.

O evento integra ações previstas pelo Sistema Estadual de Museus, gerido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), com várias ações simultâneas acontecendo pelos museus instalados no Estado, tanto de forma presencial quanto virtual.

As ações serão realizadas sob coordenação do Sistema Estadual de Museus de MS, com a participação de vários museus e instituições públicas e privadas do Estado, entre eles, REM/MS – Rede de Educadores de Museus de Mato Grosso do Sul, Arquivo Público Estadual de MS, Casa da Memória “Sebastião Nairo Barcelos”, Casa de Ciência e Cultura de Campo Grande, Casa Dr. Gabi – Espaço de Memória, Museu da História da Medicina de Mato Grosso do Sul Dr. Fauzi Adri, Museu da Imagem e do Som – MIS, Museu das Culturas Dom Bosco, Museu de Arqueologia da UFMS – MuArq, Museu de Arte Contemporânea – MARCO, Museu de História do Pantanal – MUHPAN e Museu José Antônio Pereira.

A vigésima Semana Nacional de Museus traz o tema: "O Poder dos Museus". É de grande importância reconhecer o Poder dos Museus. Os museus vêm se mostrando instituições capazes de se reinventar em momentos de crise, ao longo dos tempos históricos, ao qual podemos perceber seu poder de auxiliar as sociedades a se reconhecerem e transformarem as suas realidades. O Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro. Os museus são construtores de futuro e por isso são poderosos.

Com essa provocação para refletir e criar ações que permitam discutir sobre o Poder dos Museus em uma sociedade contemporânea é que o Ibram comemora a vigésima Semana Nacional de Museus, com a marca de 14.358 participações e aproximadamente 43.544 eventos realizados em todo o território nacional, desde a sua criação em 2003. E diante desses desafios, o Ibram e o ICOM Brasil convidam as instituições museais e culturais brasileiras a pensarem, no contexto de suas realidades, o poder que os museus exercem no campo das ideias e de sua atuação social.

Durante a vigésima Semana Nacional de Museus vamos celebrar juntos o Poder dos Museus conectados à vida, à memória, à saúde, à cultura, à arte, à ciência, ao passado, ao presente e ao futuro; em síntese: ao amor e sua potência transformadora.

A programação deste ano conta com palestras, mesas redondas, encontros, oficinas, exibição de obras audiovisuais, exposições, visitas mediadas, sarau e contação de histórias. Confira aqui a programação.

O Museu de arte Contemporânea (MARCO), unidade da Fundação de Cultura de MS, participará da 20ª Semana Nacional de Museus Sendo desenvolvendo ações educativas entre 16 e 19 de maio. Acompanhe a programação a seguir:

17/05/2022 - 14h às 16h - Mesa redonda com participação de representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, Coordenadora do MARCO e arte educadora do MARCO.

18/05/2022 - 15h às 17h - Oficina experimental de arte - após visita mediada às salas da 1a Temporada de exposições de 2022 do MARCO - destinada a professores das redes estadual e municipal de ensino.

13h30 às 15h - Visita mediada às salas da 1a Temporada de exposições de 2022 do MARCO - destinada a professores das redes estadual e municipal de ensino.

19/05/2022 - 19h às 21h OUTROS - Exibição de Documentário do Projeto Acervo Vivo - resultado de pesquisa e entrevistas com quatro artistas visuais que possuem obras tombadas como acervo do MARCO, seguido por troca de experiências.

Mais informações podem ser obtidas nos telefones (67) 3316-9167 (67) 3316-9139

Gisele Colombo, FCMS
Foto: Bruno Rezende (Marco - Museu de Arte Contemporânea)

Deixe seu Comentário

Leia Também