O ano 2025 do calendário usado no Brasil, que é o calendário gregoriano, corresponde ao ano 4723 do calendário chinês, e é o ano da cobra, sob influência do elemento madeira.
O Ano-Novo Chinês é a celebração mais importante do calendário chinês e está repleto de simbolismos, tradições e festividades que se estendem por várias semanas. A comemoração termina com o Festival das Lanternas, no dia 12 de fevereiro.
Ano chinês 4723: ano da cobra
O ano 4723 do calendário chinês corresponde ao seguinte período do calendário gregoriano:
COMEÇA no dia 29 de janeiro de 2025
TERMINA no dia 16 de fevereiro de 2026
A cobra é o sexto animal do zodíaco chinês. Os 12 signos do horóscopo chinês são utilizados para representar os anos. Como o ciclo se repete a cada 12 anos, 2024 encerrou um ciclo representado pelo dragão, e em 2025 um novo ciclo se inicia, com a cobra.
Os últimos anos da cobra ocorreram em: 2013, 2001, 1989, 1977, 1965, 1953, 1941, 1929, 1917.
Animais no Ano-novo chinês
Segundo a tradição chinesa, Buda convocou os animais para uma reunião, porém apenas 12 atenderam ao seu pedido. Como forma de honrá-los, esses animais foram transformados em símbolos da astrologia chinesa e cada um passou a representar um ano.
A posição dos 12 animais teria sido definida de acordo com a ordem do encontro com Buda. São eles: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco.
Pela crença, os animais também recebem a influência dos 5 elementos fundamentais do Universo: metal, madeira, água, fogo e terra. Por isso, o calendário chinês possui 5 ciclos de 12 anos cada.
Tradições chinesas de Ano-novo
Os preparativos para a chegada do Ano-Novo Chinês começam com a limpeza da casa, compras de comida, decoração e roupas.
Na véspera do Ano-novo as pessoas enfeitam a casa com lanternas e decorações em papel com predomínio na cor vermelha. À noite, as famílias se reúnem para um jantar especial, mas antes da refeição, elas fazem rituais em memórias dos seus ancestrais.
Ainda nessa noite, são oferecidos envelopes com dinheiro às crianças. À meia-noite, o novo ano é recebido com fogos de artifício.
Superstições de Ano-novo
Assim como no Brasil temos uma infinidade de superstições para atrair a boa sorte no ano que se inicia, os chineses também.
- Na decoração, usam flores de ameixa, que simbolizam coragem e esperança, e o narciso, que simboliza boa sorte e prosperidade;
- Evitam lavar os cabelos para conservar a boa sorte e não perder os bons fluídos para o ano que se inicia;
- Falam somente do futuro e não do passado, pois um novo ciclo está começando;
- Ficam longe de facas ou tesouras, porque estas podem “cortar” os bons augúrios.
- Não falam palavrão ou expressões negativas, justamente para não atrair coisas negativas;
- Evitam varrer a casa nos primeiros dias do ano, pois acreditam que varrer a sujeira também pode “varrer” a sorte.
Calendário chinês
Enquanto o calendário ocidental é organizado pelo movimento de translação da Terra, motivo pelo qual o ano possui 365 dias, o calendário chinês é lunissolar, ou seja, é organizado de acordo com as fases da Lua e a posição do Sol.
Por isso, o início do ano chinês não tem data fixa, mas acontece sempre entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, em decorrência do surgimento da primeira lua nova.
Para fins civis, os chineses utilizam o calendário gregoriano, utilizado no Brasil e na maior parte do mundo. Paras as festividades e datas importantes, os chineses utilizam o calendário chinês.
A festividade que marca o início do Ano-Novo Lunar no calendário chinês é chamada de Festival da Primavera. Essa é a celebração mais importante do calendário, dura 7 dias e se encerra com o famoso Festival das Lanternas.