Campo Grande (MS) – Mais de 280 escolas públicas da Rede Estadual de Ensino estão com editais abertos para a compra de produtos da Agricultura Familiar que serão inseridos na merenda escolar.
Os editais do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) têm prazo e especificações de alimentos diferentes, por isso é importante que o produtor acesse o site da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) onde é possível conferir cada um dos editais.
Conforme lei federal, pelo menos 30% dos alimentos adquiridos para a merenda escolar devem ser produzidos pela agricultura familiar. Para este ano, as escolas estaduais têm R$ 27,5 milhões disponíveis – recursos repassados pela União e pelo Estado.
Em MS, as escolas estaduais têm autonomia para listar os alimentos que serão adquiridos. Há procura por alface, tomate, mel, leite, couve, salsa, ovo, banana, cenoura e diversos outros alimentos.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SED), mais de 300 opções de cardápio elaboradas por nutricionistas estão disponíveis para as unidades escolares. Como a gestão é descentralizada, cada uma delas tem a liberdade de preparar seu plano alimentar baseado nas alternativas apresentadas.
Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação