Blocos formalizam acordo e CCJR deve retornar na Alems na próxima semana

Primeira reunião deve eleger novo presidente do colegiado

19 FEV 2021Por Midiamax13h04

Depois de duas semanas com a pauta “travada” e colegiados funcionando de maneira temporária, os blocos parlamentares da Alems ( do Estado de Mato Grosso do Sul) formalizaram os acordos para as indicações dos nomes para todas as comissões da Casa. Entre idas e vindas, consolidou-se poucas mudanças entre os grupos.

G9, liderado por Marcio Fernandes (MDB), confirmou a indicação de Barbosinha () e Eduardo Rocha () para a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), a mais importante da Assembleia. Depende deste colegiado a análise se todo projeto apresentado pode ir ou não a plenário.

Prevaleceu o acordo do grupo e  (Patriota) vai deixar a comissão. Ele pretendia ser reconduzido, mas ele não encontrou guarida no G10 de Londres Machado (PSD) e decidiu permanecer no G9.

Pelo G10, vão permanecer Evander Vendramini e Gerson Claro, ambos do PP. O  também vai manter Rinaldo Modesto na comissão. Nos outros colegiados, os blocos e a bancada tucana vão manter os mesmos nomes de 2020.

Outra mudança?

Lídio teve ainda outro motivo para migrar para o G10. Coronel David, atualmente sem partido, pode ingressar no Patriota. Essa legenda, que chegou a anunciar a filiação do então candidato à Presidência Jair Bolsonaro pode ser agora a nova “casa” do atual chefe do Executivo federal.

Durante a sessão solene de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Campo Grande, Lídio disse que pode mudar de bloco se David confirmar sua filiação. “Eu conversei com ele [David] pra tentar ficar nós dois juntos, pra gente, na mesma sigla, fazer parte do mesmo bloco. Ele preferiu se manter no mesmo bloco e eu também mantive, ele no G10 e eu G9”, disse ao Jornal 

 

Só após a decisão de David é que Lídio “baterá o martelo”. “Definimos depois, porque não pode estar em bloco separado parlamentares do mesmo partido”, justificou.

Retomada

A primeira sessão da CCJR deve ter a eleição do novo presidente, que até então era Lídio. O presidente da Alems, Paulo Corrêa (), tentou convencer os membros do colegiado a decidir já nesta semana, mas não houve acordo.

Ficou marcada para a próxima quarta-feira (24) a eleição. Sendo o membro mais velho da comissão, Eduardo Rocha () presidirá os trabalhos e garantiu a Corrêa, na sessão quinta-feira (18), definir o nome do novo presidente na reunião da CCJR.

Deixe seu Comentário

Leia Também