Chuva deve retornar no fim de semana e aliviar o calorão, aponta INMET

Pancadas de chuva e trovoadas atingem primeiramente as regiões sul e nordeste do Estado

21 SET 2021Por Naiara Camargo, Correio do Estado14h50

Pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas retornam à Mato Grosso do Sul a partir da próxima sexta-feira (24), de acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Francisco de Assis.

Áreas de nebulosidade atingem as regiões sul e nordeste de Mato Grosso do Sul na sexta-feira à noite, e deve se estender para as demais regiões a partir de sábado (25).

Há previsão de acumulados de 10mm no próximo domingo (26).

Temperaturas devem cair de 40ºC para 32ºC com o acumulado previsto para o fim de semana. Além disso, deve haver elevação nos níveis de umidade relativa do ar e melhora na qualidade do ar.

O tempo permanece firme, com predomínio de sol, seco, quente e com temperaturas próximas aos 40ºC durante esta semana em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

A umidade relativa do ar permanece em níveis críticos, com índices entre 7% e 30%, semelhantes ao clima desértico.

A umidade relativa do ar ideal é de 60% ou mais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O tempo seco, estiagem, baixo índice pluviométrico, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas são características da estação de inverno.

De acordo com o meteorologista Natalio Abrahão, a estação de inverno contribui para a ocorrência de queimadas no Pantanal sul-mato-grossense, pois o fogo favorece o espalhamento do fogo em zonas rurais.

O inverno se despede às 15h21min desta quarta-feira (22) em Mato Grosso do Sul e dá boas-vindas à estação das flores: primavera.

Recomendações em tempo seco

Segundo orientações do Ministério da Saúde, durante calor e tempo seco o cidadão deve:

Beber dois litros de água por dia

Evitar atividades físicas das 9h às 17h

Umidificar o ambiente com toalha molhada ou balde de água

Evitar exposição solar

Hidratar a pele

Evitar ambientes fechados

Evitar uso de fogo

Usar roupas claras

Manter ventilação dentro de casa

Inverno

A estação de inverno começou em 20 de junho e termina em 22 de setembro em Mato Grosso do Sul, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.

Suas principais características são clima gelado, temperaturas em queda, tempo seco, baixa umidade relativa do ar, pouca chuva, ocorrência de geadas e neve.

O inverno é a estação de transição entre primavera e outono. O inverno nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios.

Deixe seu Comentário

Leia Também