A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, para esta sexta-feira (18) e manhã de sábado (19) é de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo nas regiões centro-norte, leste e pantaneira.
O deslocamento de cavados associado à disponibilidade de umidade e ao aquecimento diurno, e a formação de um sistema de baixa pressão no Paraguai favorecem a formação de instabilidades no Estado.
Na região sudoeste do Estado, o sol predomina e o destaque será para o tempo seco. Os níveis de umidade relativa do ar estarão relativamente baixos, com índices em torno de 20-40%, especialmente durante a tarde quando as temperaturas registram os maiores valores. A recomendação é redobrar a hidratação com aumento da ingestão de água.
Entre sábado à tarde e domingo (20), a tendência é de tempo firme com variação de nebulosidade na maior parte do Estado. Mas o Cemtec indica que ainda há chance de pancadas de chuvas com tempestades isoladas devido ao aquecimento diurno, que é uma condição típica de verão. Na porção extremo norte, a chuva será provocada pela atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).
Confira no mapa elaborado pelo Cemtec, as condições de tempo e temperatura estimados para Campo Grande e algumas regiões do Estado nesta sexta-feira.
Mireli Obando, Subcom
Foto: Saul Schramm