Campo Grande (MS) – Os agricultores familiares, que já são beneficiados pelo Programa de Hortas Urbanas do Governo do Estado, em Campo Grande, também vão receber, dos técnicos da Agraer/MS capacitação, com foco na sustentabilidade e aumento da produtividade.
O projeto completo, que tem por meta revitalizar e reorganizar 80 hortas comunitárias já implantadas, prevê para 2020, a implantação de outras 80 novas hortas e mais 10 pontos de comercialização.
Segundo Araquem Ibrahim Midon, gerente de desenvolvimento da Agraer/MS, desde o começo de janeiro deste ano, técnicos da Agência vêm realizando visita técnica às hortas urbanas de Campo Grande. Ele explicou que o objetivo é fazer um diagnóstico com as principais dificuldades encontradas pelos produtores e assim poder capacitá-los.
Na região do bairro Jardim Centenário, os técnicos visitaram duas hortas. Lá os proprietários Edilvado Felipe de Oliveira e o Nilson Lopes cultivam abóbora, cebolinha, quiabo, Berinjela, pimenta, alface e couve. Além de boas práticas de produção, os agricultores pediram auxílio nas técnicas de comercialização.
A necessidade de insumos também foi alvo do diagnóstico.
Além da capacitação dos produtores, também serão disponibilizados insumos como calcário, fertilizantes orgânicos e sementes, ferramentas, barracas e kits de irrigação.
Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação
Foto: Neia Maceno