Confira o plano de biossegurança das universidades do Estado

UEMS, UFGD e UFMS aplicarão vestibulares nas próximas semanas no Estado

20 JAN 2021Por Correio do Estado13h49

As universidades de Mato Grosso do Sul precisaram montar o plano de biossegurança para realizar os respectivos vestibulares nas próximas semanas. Candidatos deverão usar máscaras, caneta própria e terão a temperatura aferida na entrada do local de prova.

Para a prova da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que será realizada em 6 de fevereiro, alunos que tiverem a temperatura aferida em mais de 37,8°C serão encaminhados para uma sala separada dos demais candidatos para conseguirem prestar o vestibular.

Já a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que aplicará a prova no dia 7 de fevereiro, recomendou que candidatos e colaboradores que tiverem diagnósticos confirmados, ou tiverem suspeitas de ter contraído o vírus após 25 de janeiro, não devem comparecer ao local de prova.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com o vestibular no dia 25 de janeiro, ainda está preparando a cartilha com os critérios de biossegurança para a aplicação das provas e ainda não divulgou como procederá com os candidatos que apresentarem sintomas no dia da prova.

Confira as demais medidas de biossegurança:

UEMS

Será disponibilizado álcool em gel nas salas de aulas e nos banheiros, além da higienização das superfícies onde os candidatos terão contato (como mesas, maçanetas, mobília em geral).

A Universidade também relatou que haverá distanciamento social entre as carteiras, ocupação máxima de 50% de alunos em cada sala e ventilação natural dos ambientes com a abertura de janelas e portas, quando possível.

“Faremos a aferição da temperatura corporal. Aquele que apresentar, na entrada de cada sala de prova, temperatura corporal superior a 37,8°C deverá ser encaminhado a uma sala separada dos demais candidatos onde realização a prova”, emitiu a UEMS.

Como as inscrições se encerram no dia 24 de janeiro, a Universidade não sabe quantos candidatos prestarão o vestibular.

A prova será aplicada em 17 municípios de Mato Grosso do Sul, sendo eles Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Jardim, Ivinhema, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Corumbá e Três Lagoas.

De acordo com o edital do vestibular da UEMS, a divulgação do resultado final está previsto para ser divulgado em 12 de março, a convocação para início das matrículas será a partir de 15 do mesmo mês.

UFGD

Os 8.372 candidatos inscritos no vestibular da UFGD serão obrigados a usar máscaras em todo o ambiente de prova e deverão aguardar o início nas respectivas carteiras, para não causar aglomerações nos corredores.

A Universidade informou que também disponibilizará álcool em gel e cumprirá o distanciamento social nas salas de aplicação.

“Além disso, para evitar aglomerações os portões serão abertos com mais antecedência; o fiscal para proceder à identificação do candidato não tocará em seus documentos e o candidato utilizará caneta própria para as assinaturas necessárias, retirando rapidamente a máscara para efetiva identificação; a entrega da prova pelo candidato, após a resolução, será após apenas uma hora de permanência no local de prova; e fiscais coibirão aglomerações nos corredores e em frente do/ao local de prova”, informou a UFGD.

Serão aproximadamente 40 locais de provas, distribuídos em cinco municípios: Campo Grande, Corumbá, Dourados, Itaquiraí e Sidrolândia.

Em Corumbá, Itaquiraí e Sidrolândia, serão aplicadas provas apenas do Processo Seletivo Vestibular para o Curso de Licenciatura em Educação do Campo 2021 UFGD.

UFMS

A Universidade afirmou que ainda está montando uma cartilha com os critérios de biossegurança para a aplicação das provas, mas adiantou que os candidatos deverão usar máscaras, será disponibilizado álcool em gel e será aferido as temperaturas na entrada do local de prova.

Além disso, a Fundação de Apoio à Cultura e Ensino (Fapec), responsável pelo vestibular da UFMS, também aplicará a da UEMS, então as medidas não devem diferir tanto entre as provas.

A divulgação dos locais de prova da UFMS será feita no dia 25 de janeiro, a prova no dia 29 do mesmo mês e a divulgação do resultado final em 5 de março.

Deixe seu Comentário

Leia Também