Covid-19: em cinco dias, mais de 3 mil pessoas foram abordadas nas barreiras sanitárias de MS

03 ABR 2020Por Beatricce Bruno11h34

Campo Grande (MS) – Com cinco dias de implantação das barreiras sanitárias em MS, mais de três mil pessoas já foram abordadas. A fiscalização que tem objetivo de evitar a propagação do Covid-19, atua nos postos fiscais nas rodovias de Mato Grosso do Sul que fazem divisa com outros estados e também no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Segundo dados da Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS), 3.079 pessoas que estavam em transitando em aeronaves ou veículos foram abordadas até às 7 horas desta sexta-feira, destas, oito foram orientadas a procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

Nas barreiras rodoviárias em operação desde o dia (1.04), o Posto Fiscal XV de Novembro, em Bataguassu, é o que apresentou maior número de pessoas abordadas, sendo 1.510 pessoas. No posto fiscal Jupiá, em Três Lagoas, com 463 pessoas e, em Novo Mundo, no posto Fiscal Ilha Grande,  com 407 pessoas abordadas.

No Município de Anaurilândia e de Aparecida do Taboado, que iniciaram a fiscalização nesta quinta-feira (02.04), não relataram atendimento até o momento.

O total de meio de transportes abordados até o momento é de 1.677 entre veículos e aeronaves. Ao todo foram 1.157 carros, 417 caminhões, 58 motocicletas, 27 ônibus e nove vans.

A barreira no Aeroporto Internacional de Campo Grande já abordou, até o momento, 695 pessoas em 10 aeronaves. 

Como funciona o atendimento?

Segundo o presidente da Comissão de Controle Sanitário (CCS-MS), coronel do Corpo de Bombeiros Militar Hugo Djan, tanto os policiais militares quanto os bombeiros militares seguirão os protocolos de segurança já estabelecidos e utilizarão os Equipamentos de Segurança Individual (EPIs).

Os motoristas e acompanhantes serão submetidos a um questionário de verificação e caso a resposta seja positiva, medidas de verificação como aferição da temperatura corporal por meio de um termômetro digital infravermelho, constatação de dificuldade de respiração, coriza, tosse seca, dor de cabeça, vômitos, serão realizadas.

Os sintomáticos, que apresentem doenças respiratórias, deverão preencher um formulário e um termo de compromisso para apresentação obrigatória ao serviço de saúde e procurar uma unidade hospitalar municipal. E os assintomáticos, que tenham tido contato com suspeitos de Covid-19, deverão se comprometer a cumprir isolamento voluntário em casa, por sete dias.

Rodson Lima – Secretaria de Estado de Justiça de MS- Sejusp
Foto: Arquivo Sejusp

 

Deixe seu Comentário

Leia Também