Coxim já tem 4.480 pessoas vacinadas com primeira dose contra Covid-19

07 ABR 2021Por Beatricce Bruno09h00

O município de Coxim já recebeu 12 remessas de vacinas contra a Covid-19, que totalizam 5.796 doses. Dessa quantidade, entre idosos acima de 65 anos, trabalhadores na área da saúde e profissionais da Força de Segurança, 4.480 receberam a primeira dose. Com idade a cima de 80, 1.300 pessoas já receberam a segunda dose. Esta semana, a programação do município é completar a segunda dose com pessoas a partir de 75 anos, o que resultará em mais 800 pessoas vacinadas com a segunda dose.

Coxim tem se organizado para garantir informação e orientação na aplicação da segunda dose aos idosos, para isso as Agentes Comunitárias de Saúde entram em contato com os idosos informando dia e local para vacinação, além do calendário de vacinação que o município divulga semanalmente. Essa semana o município está vacinando pessoas com idade a partir de 65 anos.

Planejamento na distribuição dos imunizantes é fundamental para a agilidade dos municípios na vacinação da população (Foto: Edemir Rodrigues)

Mantido agilidade na distribuição e aplicação das vacinas, quando as remessas são liberadas em Campo Grande, a retirada é quase imediata e em questão de horas as vacinas já estão no município para a distribuição nos postos de saúde.

O coordenador de vigilância epidemiológica e imunização de Coxim, Willian Pompílio Tavares Borges, agradece e reconhece a agilidade e presteza da Secretaria de Estado de Saúde na liberação das remessas. “Temos que reconhecer que todos estão trabalhando incansavelmente. As vacinas chegam e no mesmo dia já são distribuídas aos municípios. Isso facilita muito, pois a população está atenta a vacinação. ”

Borges também ressaltou o trabalho das equipes de imunização. “As vacinadoras das unidades de saúde estão empenhadas, diariamente, em atender a população da melhor maneira possível. Sem esses profissionais não teria como desenvolver esse serviço no município”.

A aposentada Deblandina Lira de Morais, 85 anos, já tomou as duas doses da vacina. Ela conta que já não é muito de sair, porém, a casa sempre vivia cheia com a visita dos filhos e netos, principalmente aos finais de semana. “Por mais que eu não saia, sempre tive companhia dos filhos e netos, de repente veio esse isolamento. Senti muita falta da movimentação aqui em casa, dos almoços aos fins de semana. Sempre me cuidei e agora estou muito feliz, pois posso voltar a abraçar meus filhos e netos e aos poucos a vida vai voltando ao normal.”

Ramão Augustinho de Moraes, 83 anos, trabalha em fazenda e já era para ter tomado a segunda dose, porém conta que como vive em fazenda, não lembrou, mas agora já está à espera da segunda dose. “Chego ficar de três a quatro meses na fazenda, acabei não sabendo do calendário, mas é uma alegria tomar a primeira dose. Voltarei na data certa para receber a segunda.”

Primeiro Estado em vacinação da 1ª dose

Para ampliar os números de vacinação em todo Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja pediu a prefeitos e secretários de saúde do Estado que façam um mutirão de vacinação. O bom desempenho na distribuição das remessas das vacinas quando chegam ao Estado e vão para os municípios, deixou Mato Grosso do Sul, segundo o consórcio de veículos de imprensa, em 1º lugar no ranking dos que mais vacinaram em primeira dose. Com a segunda dose, o Estado está em segundo lugar. Ocupa o primeiro lugar neste ranking o Estado do Amazonas.

O coordenador também destacou o Estado ser o primeiro no ranking em vacinação. “Agilidade na distribuição. Está aí o mérito e a prova do serviço. Mato Grosso do Sul em primeiro lugar em vacinação no país. Isso é o resultado do trabalho da Secretaria de Saúde do Estado junto aos municípios. Agradecemos ao Estado e contamos que esse serviço continue com essa eficácia.”

Segurança Pública

Policial Carolina entra no grupo das Forças da Segurança Pública

Adotando a orientação do Secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, o município tem feito campanhas de arrecadação de alimentos para doarem as pessoas mais afetadas com a pandemia. No último sábado (03), foram vacinados os profissionais das forças de segurança de Coxim (policiais civis, militares e rodoviários federal) que, além de receberem a vacina praticaram a solidariedade com a doação de alimentos não perecíveis que totalizaram 90kg.

A policial civil, Carolina Gonçalves Dutra de Oliveira, foi umas das imunizadas e diz estar muito satisfeita em ter sido vacinada. “Como policial e representante da Segurança Pública, posso afirmar que, com ou sem pandemia, não paramos em nenhum momento. Com certeza o reconhecimento de que também somos da "comissão de frente" foi muito importante. Afinal, atendemos ao público diuturnamente, independente de qualquer situação adversa do normal.”

O calendário de vacinação dos municípios segue um Cronograma estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Todos os trabalhadores da área da saúde do município foram vacinados. Essa semana, seguindo a normativa do Ministério da Saúde, Coxim também passou a vacinar os trabalhadores da saúde da rede privada.

Como a vacinação prevê imunizar pessoas a partir de 18 anos, Coxim estima vacinar 25 mil pessoas.

Dados Coxim

Hoje Coxim tem 10 casos em abertos; 85 casos ativos; 2.081 casos confirmados; 1.949 casos recuperados; 74 casos em isolamento domiciliar; e 17 internados, sendo 8 em leitos de UTI, que está em lotação máxima. Desde o início da pandemia, Coxim soma 47 mortes por Covid-19.

Adriana Queiroz, Segov
Fotos: Adriana Queiroz

Deixe seu Comentário

Leia Também