Depois de frio intenso, MS registrará até 39°C nos próximos dias

Essa elevação será acompanhada por uma queda significativa na umidade relativa do ar, com índices atingindo 12%

12 AGO 2024Por Redação Sidrolândia15h23

Nos últimos dias, Mato Grosso do Sul vivenciou uma das maiores variações climáticas do ano. Após enfrentar temperaturas baixíssimas, como os 2,6ºC registrados em Rio Brilhante, com sensação térmica de 0ºC, o estado agora se prepara para uma intensa onda de calor. Segundo previsões meteorológicas, as temperaturas devem subir drasticamente nos próximos dias, com Sonora, no norte do estado, alcançando 39ºC.

A mudança será rápida e perceptível. Na sexta-feira, a máxima em Dourados deve atingir 33ºC, enquanto em Campo Grande e São Gabriel do Oeste, os termômetros podem marcar até 35ºC. As temperaturas sobem ainda mais em regiões como Três Lagoas e Corumbá, onde o calor pode bater 37ºC e 38ºC, respectivamente.

De acordo com informações, essa elevação será acompanhada por uma queda significativa na umidade relativa do ar, com índices atingindo 12%, e uma ausência total de chuvas pelos próximos dez dias. A capital, Campo Grande, também deve sentir o impacto dessa onda de calor, com temperaturas podendo chegar a 36ºC ao longo do mês.

Enquanto o calor extremo se aproxima, o frio recente deixou consequências trágicas. No último sábado, duas pessoas morreram em decorrência do frio. Em Campo Grande, José Marcos de Oliveira, de 58 anos, um policial aposentado que vivia em situação de rua, foi encontrado morto no Jardim Noroeste. Em Sidrolândia, Laércio da Silva de Lima, de 71 anos, foi encontrado sem vida em seu quintal, após uma noite chuvosa.

Além das perdas humanas, o setor agropecuário também sofreu. Em Sidrolândia, cinco novilhos morreram devido às baixas temperaturas na chácara do produtor Kennedi Forgiarini, e outros 22 em outra propriedade, a Fazenda Exposição. Em Jaraguari, pelo menos 120 bois foram encontrados mortos no fim de semana, e quase a mesma quantidade nesta segunda-feira.

O alerta agora é para o aumento brusco das temperaturas até o fim da semana em todo o Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também