Detran Digital é tema de videoconferência com representantes de Detrans de todo o País

26 MAR 2020Por Vivianne Nunes Santos12h46

Campo Grande (MS) – O diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Rudel Trindade, participou no início da tarde desta quarta-feira (25), de uma videoconferência com representantes de Detrans de todo o País, SNTT (Sistema Nacional de Transportes Terrestres), Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). O tema central do encontro foi a necessidade de automação dos serviços prestados pelos Departamentos de trânsito no Brasil.       

Alguns tópicos tratados durante a reunião foram a simplificação dos processos e informatização de alguns serviços, a integração entre o Sistema Notificação Eletrônica e a Carteira Digital, a implementação do Renave (Registro de Veículos em Estoque) com taxas reduzidas, transferência de veículos utilizando a certificação digital,  facilidades para a emissão da segunda via de carteiras de habilitação, entre outros.

“Nosso interesse para Mato Grosso do Sul é a criação do Detran Digital, de forma que a população ganhe tempo realizando os serviços via internet, sem o desconforto de ter que se deslocar até uma de nossas agências”, explicou Rudel.

Desde que assumiu a presidência no início do mês de março, Rudel já vinha tratando esse tema como prioridade para o Departamento, no entanto a atual situação sanitária do País acabou demonstrando claramente a necessidade de se intensificar a utilização de canais digitais.

“Temos incentivado nossos clientes a procurarem alguns serviços pelo nosso site. E já temos várias situações que podem ser resolvidas pela internet, através do site do Detran, mas sabemos que essa é uma atualização que precisa ser melhorada para abrigar outros serviços e estamos trabalhando duramente para isso”, afirmou.

Desde segunda-feira (23) o Departamento fechou as portas para o atendimento ao público, cumprido medidas de prevenção contra o Novo Coronavírus (Covid-19), no entanto, nesta quarta-feira, o Departamento lançou o canal Fale Conosco, para tirar dúvidas dos usuários por e-mail.

“Caso o cliente não consiga realizar o que deseja através dos serviços online disponíveis no nosso site e aplicativo, ele poderá recorrer a este canal e a dúvida será sanada”, comenta.

O diretor de Tecnologia da Informação do órgão, Robson Alencar, explica que há uma equipe responsável pelo canal e o atendimento ocorre por ordem de recebimento e prioridade. “Serão respondidos todos os e-mails recebidos de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30”. O e-mail está disponível no site do órgão, na aba “Fale Conosco”.

Viviane Nunes – Departamento de Trânsito de MS- Detran/MS
Foto: Edemir Rodrigues

Deixe seu Comentário

Leia Também