Esta data é celebrada pela Igreja Católica em homenagem ao mártir São Lourenço de Huesca, nascido em 225 e considerado um dos sete primeiros diáconos da Igreja Cristã. Como diácono, Lourenço tinha o trabalho de cuidar dos bens da Igreja e distribuir esmolas aos pobres.
No entanto, a sua tarefa não era nada fácil, pois viveu durante um período onde os cristãos eram constantemente perseguidos pelo imperador romano Valeriano.
Certa vez, após a morte do papa Sisto II por ordem do imperador, este ordenou que Lourenço entregasse toda a riqueza da igreja para ele dentro de 3 dias.
Passado esse tempo, o diácono apareceu no palácio de Valeriano com várias pessoas, pobres, viúvas, doentes, idosos, etc. O santo então disse, ao ver o semblante de desespero do monarca: "Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte".
Mesmo sob as torturas e ameaças do imperador, Lourenço nunca deixou a sua fé ser estremecida. De acordo com a história, o santo foi executado de forma cruel, preso numa grelha enquanto era lentamente "assado". Mesmo neste momento terrível, Lourenço não perdeu a calma e ainda fazia piadas com seus algozes.
São Lourenço é o padroeiro dos humoristas.
Oração de São Lourenço
"Onipotente Deus, que ao vosso bem aventurado mártir São Lourenço destes forças para triunfar os tormentos, concedei-me que se extingam em mim as chamas do pecado. Reparti comigo vossa coragem para enfrentar os perigos e vossa fé para depositar em Deus vossa vida e vossa alma. Por Cristo, Nosso Senhor, que convosco vive e reina para sempre, Amem!"