O sapateiro é o artesão que executa a arte de fabricar sapatos, uma das profissões mais antigas que existem. Aliás, a necessidade de produzir sapatos surgiu quando o ser humano percebeu que precisava proteger os seus pés dos obstáculos do solo, do frio e de outras ameaças.
Atualmente, com as indústrias da moda, o trabalho dos sapateiros artesãos não é mais tão usual como antigamente. No entanto, ainda é comum encontrar profissionais que se dedicam à confecção de sapatos manualmente ou no reparo destes.
No Brasil, o Dia do Sapateiro é anualmente comemorado pela CNTV - CUT - Confederação Nacional do Ramo Vestuário da CUT.
Origem do Dia do Sapateiro
A escolha desta data é uma homenagem a dois santos: São Crispim e São Crispiniano, considerados os padroeiros dos sapateiros.
De acordo com os relatos cristãos, Crispim e Crispiniano eram dois irmãos cristãos que teriam vivido em Soissons, na França, por volta do século III. Durante o dia ambos saíam pelas ruas pregando o cristianismo e de noite trabalhavam como sapateiros, para conseguirem se sustentar.
Naquela época, o Império Romano perseguia os cristãos e, como consequência disso, os irmãos Crispim e Crispiniano foram assassinados por ordem do imperador.