A data destaca a importância que os animais têm na vida dos seres humanos e do planeta Terra, ressaltando o respeito e o compromisso que todos os seres humanos devem ter com o meio ambiente.
O Dia Mundial dos Animais é amplamente comemorado pela Igreja Católica, pois nesta data também se celebra o dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais. Em muitas paróquias são rezadas missas, onde os donos podem levar seus animais para receberem uma bênção especial.
Atividades para o Dia dos Animais na Educação Infantil
A educação infantil deve ser direcionada desde cedo para a conscientização da importância de proteger e valorizar os seres que habitam o nosso meio ambiente, sejam os animais domésticos (cães e gatos, por exemplo), até mesmo os selvagens (leão, tigre, elefante e etc). A existência de todas as espécies é essencial para o equilíbrio das cadeias alimentares e dos ecossistemas.
Em muitas escolas do Brasil são realizadas atividades em homenagem ao Dia dos Animais, ajudando os alunos a debater sobre o assunto.
- Fazer uma lista dos animais em risco de extinção da região;
- Fazer uma peça teatral com o tema “preservação e cuidados dos animais”;
- Levar uma foto do seu animal de estimação e contar histórias sobre ele;
- Escrever uma música sobre a preservação dos animais;
- Assistir um documentário com curiosidades sobre o seu animal favorito.
Origem do Dia dos Animais
O Dia Mundial dos Animais foi uma data inserida pela própria Igreja Católica, e é comemorada no dia 4 de outubro, pois é a data do nascimento de São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia, e conhecido por ser o protetor dos animais.
São Francisco se referia aos animais como irmãos e chamava-os de "irmão fera", "irmã leoa" e etc.