Em 17/11 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul e teve início em 2.003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.
A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia.
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Diariamente, 43 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata e quase 16 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2020 a 2022.