Dia Nacional do Empresário Contábil 12 de janeiro

Tal celebração faz justiça aos empreendedores que se dedicam a prestar serviços contábeis às demais empresas públicas e privadas e também do terceiro setor, contribuindo para o seu desenvolvimento, o equilíbrio fiscal e a geração de riquezas.

12 JAN 2021Por Redação00h01

Sempre atualizados e conscientes do seu papel no contexto social, os empresários contábeis são fieis às regras que norteiam a sua atividade, prestando serviços com ética, respeito, responsabilidade, dignidade e o mais importante: qualidade profissional.

Origem do Dia da Contabilidade

O Dia da Contabilidade surgiu em homenagem ao senador João Lyra Tavares que, em 25 de abril de 1926, defendeu a regularização da profissão de contábeis no Brasil. João Tavares é considerado o patrono da contabilidade brasileira.

A regulamentação da profissão, no entanto, só aconteceu com o Decreto nº 20.158, de 30/6/1931, oficializando as ciências contábeis no Brasil.

O Dia da Contabilidade foi oficialmente criado a partir da Lei Estadual nº 1.989, em 23 de maio de 1979.

Até o mês de abril de 2012, o Dia da Contabilidade era chamado de Dia do Contabilista, no entanto, a partir desta data o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou a alteração do termo Contabilista para "Profissional da Contabilidade".

Deixe seu Comentário

Leia Também