Edital Aberto: Até 30 vagas para pesquisador visitante na UFMS

25 JAN 2022Por Beatricce Bruno05h21

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com o Governo do Estado de MS, por meio da Fundect, vai investir até R$ 5 milhões na contratação de até 30 pesquisadores visitantes recém-doutores brasileiros e estrangeiros.

O contrato será por tempo determinado e a retribuição equivale à de professores adjuntos A nível I, ou seja, R$ 6.997,45 com jornada de 40 horas semanais. Além disso, cada pesquisa poderá ser contemplada com até 20 mil reais que serão concedidos pela Fundect que investirá 600 mil reais em edital que será publicado posteriormente onde constará o cadastramento dos projetos que já foram aprovados no edital da UFMS.

As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas pelo próprio candidato a pesquisador visitante no Sigproj entre 10 de janeiro e 28 de fevereiro. A contratação dos recém-doutores tem como objetivo fortalecer o ensino de graduação e pós-graduação, já que eles atuarão nos dois níveis de ensino.

Para participar são necessários requisitos como: ter terminado o doutorado há no mínimo dois anos e no máximo dez anos (contados até a data da submissão da proposta); ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área; possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes, ser brasileiro, e, caso seja estrangeiro, currículo equivalente; produção científica regular nos últimos cinco anos; possuir ORCiD; não ter exercido atividades de pesquisador visitante nos últimos 24 meses; não ser servidor público da administração direta ou indireta (federal, estadual, municipal), bem como de subsidiárias e controladas; e não ter sido condenado por crimes ou penalidade disciplinar de demissão ou destituição de cargo ou função pública.

O pesquisador visitante deve também propor um plano de trabalho contendo: descrição dos objetivos vinculados ao projeto de pesquisa do supervisor e alinhados às áreas prioritárias de fomento na UFMS e Fundect, ministrar presencial ou remotamente pelo menos uma disciplina por ano em cursos de graduação da Universidade, indicar o pesquisador supervisor do projeto, colaborar com a execução de um projeto de pesquisa coordenado e desenvolvido pelo supervisor (cadastrado e vigente no Sigproj da UFMS), ter pelo menos um artigo Qualis A4 aceito ou superior por ano aceito durante a vigência do contrato, estar à disposição do supervisor e das unidades.

De acordo com o diretor-presidente da Fundect, Profº Márcio de Araújo Pereira, o edital busca incentivar a inserção de recursos humanos qualificados em áreas estratégicas e prioritárias da Universidade para o desenvolvimento especialmente do ensino e pesquisa científica dos programas de pós-graduação e, consequentemente, aumentar os conceitos dos cursos avaliados pela Capes”,

“Pretendemos também atrair novos pesquisadores para Mato Grosso do Sul, a fim de ampliar a atuação nos grupos de pesquisa do Estado, estimulando também parcerias com instituições e empresas nacionais e internacionais”, avalia o presidente da Fundect.

O contrato terá início em maio de 2022, com vigência de 12 meses podendo ser renovado por até 24 meses para pesquisadores visitantes brasileiros e 48 meses para estrangeiros. As informações detalhadas do processo seletivo podem ser conferidas no edital. O e-mail para envio de esclarecimentos e dúvidas é [email protected].

Jackline Fermau, Fundect

Deixe seu Comentário

Leia Também