Em aula magna, Riedel destaca impacto da revitalização do Parque dos Poderes na qualidade de vida

Riedel destaca impacto da revitalização do Parque dos Poderes na qualidade de vida

08 MAR 2022Por Paulo Massaharu Yafusso15h25

A manhã desta terça-feira (8) foi de muita inspiração para acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Biologia, e Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande. Em aula magna destes quatro cursos, o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel e o diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Marcelo Ferreira Miranda, destacaram o impacto da revitalização do Parque dos Poderes na promoção de uma vida ativa e saudável.

Espaço que concentra as sedes administrativas dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, o Parque dos Poderes também é reservado à prática de esportes e de lazer. A reforma, a primeira em quase quatro décadas, dará melhores condições à população para estas atividades, além de aplicar princípios modernos de mobilidade urbana e acessibilidade.

“O Governo do Estado sempre trabalhou o princípio de transversalidade na parte de infraestrutura, e nas obras do Parque dos Poderes não é diferente. Então, mostramos aos alunos os detalhes desse projeto tão rico, que envolve esporte, qualidade de vida à população, sustentabilidade, mobilidade urbana e preocupação com o meio ambiente”, enfatizou o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, e o secretário Eduardo Riedel em aula magna na Universidade Católica (Foto: Saul Schramm)

O secretário Eduardo Riedel lembrou que o projeto de revitalização teve a consulta de diversos setores da sociedade, atendendo aos anseios da população. “Além de ser a casa do poder público, o Parque dos Poderes se tornou um espaço muito importante para o cidadão campo-grandense e o projeto foi pensado com muito diálogo entre Governo e sociedade”.

Riedel ainda destacou a responsabilidade ambiental das intervenções.“A obra tem foco na preservação do meio ambiente, da vegetação nativa e respeito à diversidade da fauna local. As ciclovias no canteiro central, por exemplo, seguem um traçado planejado para que nenhuma árvore seja derrubada”.

A obra

Com investimento de R$ 18,9 milhões, a revitalização do Parque dos Poderes conta com a reforma dos estacionamentos, quatro quilômetros de pista de caminhada e 4,2 quilômetros de ciclovia no canteiro central. O complexo também ganhará 70 bancos de descanso, lixeiras, paisagismo e acessibilidade. 41 abrigos nos pontos de ônibus e o centro de apoio aos frequentadores, com banheiros, proporcionarão mais conforto a quem vai ao Parque dos Poderes.

Também participaram da aula magna a pró-reitora de Graduação e Extensão da UCDB, Rubia Marques, e os coordenadores de curso Fabiana Rabacow (Educação Física), Ricardo Santos (Biologia), Ana Cláudia Bicarji (Arquitetura e Urbanismo) e Rocheli Cavalcanti (Engenharia Sanitária e Ambiental).

Lucas Castro, Fundesporte

Foto do destaque: Edemir Rodrigues

Deixe seu Comentário

Leia Também