Empresários de Águas de Miranda comemoram melhorias em região turística
A MS-345 se interliga do trevo com a BR-419, a 21 km de Anastácio, ao centro de Bonito, cortando uma região em expansão agropecuária, com áreas também de eucaliptos e mata virgem.
São 28,6 km da BR-419 até o Rio Miranda, no município de Anastácio, e mais 70,2 km até a Capital do Ecoturismo, entrecortados por morraria, vales, desfiladeiros e recursos hídricos que tornam a região um potencial para o turismo de aventura e contemplação.
Da varanda de sua pousada e restaurante na avenida principal de Águas de Miranda, Maria Aparecida dos Santo Souza, 53, lembra do lugar esquecido que era no passado o distrito e vislumbra desenvolvimento e prosperidade com a pavimentação da MS-345. A infraestrutura chegou somente em 2016, quando o governador Reinaldo Azambuja entregou o asfalto da travessia urbana do povoado - cerca de 1 km - da ponte do Rio Miranda à saída para Bonito.
“Isso aqui era um atoleiro, a estrada ficava intransitável quando chovia”, diz ela, conhecida como Dona Cida. “O governador entendeu nosso sofrimento e primeiro asfaltou o centro do distrito, agora, vai pavimentar a estrada toda. Uma benção!”, reage a moradora, que chegou àquela região na década de 1970 com a família (de paranaenses) para viver da pesca profissional. “Foi um começo difícil, a gente era esquecida, só aparecia mesmo o turista atrás do peixe.”
Dona Cida está radiante com a transformação do distrito, distante 70 km de Bonito. “Valeu a pena ser perseverante, vai melhorar tudo, graças a Deus”, diz ela, que morou com o marido, João Roberto (Maceda), 58, e um filha em barraco na beira do Rio Miranda. Empreendedora há 18 anos, ela atua nos setores gastronômico e hoteleiro (pousada com 10 apartamentos) e pretende ampliar seus negócios. “O turismo vai bombar, graças ao nosso governador”, aposta.
“Vai virar um fervo”
Águas de Miranda, mesmo sem a infraestrutura viária que está chegando, tornou-se um dos polos de pesca esportiva do Estado pela piscosidade do Rio Miranda. Hoje, o lugar tem boa estrutura de acomodações (hotéis, pousadas e pesqueiros) e a prefeitura de Bonito pretende desenvolver vários projetos para fomentar e qualificar a atividade turística, incluindo grandes eventos e capacitação da mão-de-obra local, informou o prefeito de Bonito Josmail Rodrigues.
Mesmo quem não está integrado à cadeia do turismo vislumbra uma mudança radical na sua vida e região. Morando há 33 anos em uma das curvas do trecho que corresponde ao lote 2 da obra, Aral Gonçalves, o Dedé, 66 anos, vê o progresso acenando com a movimentação das máquinas e operários. Dono de um bolicho típico de beira de estrada, foi peão de fazenda e testemunhou os tempos difíceis com a falta de acesso, energia e comunicação.
“O 21 era um deserto, pouca gente passava por aqui. Depois que abriu a estrada de Guia Lopes (da Laguna) a Bonito, então, ficou mais abandonado ainda”, conta Dedé. “Com toda a dificuldade a gente criou raiz, não troco meu lugar pela cidade. Agora, será uma maravilha com esse asfalto, isso aqui vai virar um fervo, tenho fé”, diz ele, cujo comércio e sitio estão situados a 30 km do distrito. “Quero que Deus abençoe nosso governador pelo que está fazendo por nós.”
A pavimentação da MS-345 começou pelo lote 4 (a partir de Bonito), que corresponde a um trecho de 25 km, em execução pela empresa Via Magna, também responsável pelo lote 3, de 22,7 km. São 160 operários e pelo menos 60 equipamentos (máquinas e caminhões) circulando na execução dos serviços de terraplenagem e drenagem de águas pluviais. Alguns trechos exigirão a detonação de rochas, prevista para a próxima semana.
O engenheiro responsável pela obra, Jerry Gibertoni, informou que a meta da empreiteira é antecipar o prazo de entrega do asfalto, previsto para um ano e meio. Também antecipou que as onze pontes de concreto projetadas para os dois lotes estão sendo iniciadas simultaneamente, com contratação de mais 40 trabalhadores. “Vamos acelerar as obras de arte aproveitando o período de estiagem”, disse o engenheiro da Via Magna.
Nos lotes 1 e 2, os serviços estão na fase inicial, com limpeza do terreno e levantamento topográfico. No lote 2, cuja extensão é de 23,4 km, já surgem obras civis, com a implantação de redes de bueiros e manilhamento para contenção de águas pluviais. Nesses dois trechos, serão construídas três pontes de concreto. Com a abertura de desvios, as obras não vão interromper a MS-345. A estrada, hoje cascalhada, está em boas condições de tráfego.
Subsecretaria de Comunicação
Foto do destaque: Chico Ribeiro