A celebração de Finados é uma data reservada à oração pela alma dos mortos. Para os católicos, deve-se rezar, principalmente, pelas almas que estão do purgatório, considerado uma condição de purificação antes da entrada no Paraíso.
Nesta data, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas levam flores e fazem orações nos túmulos de familiares ou amigos falecidos.
O Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos. O dia 1º de novembro celebra todos os que morreram em estado de graça, mas que não tiveram a oportunidade de serem canonizados ou que não são lembrados em orações por ninguém.
No Brasil, esta data é um feriado nacional, instituído pela Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.
Em Juazeiro do Norte, no Ceará, há a Romaria de Finados. Ela se estende durante todo o mês de outubro e termina no dia 2 de novembro, no Dia de Finados. O evento faz parte das celebrações populares do país.
Mensagens para o Dia de Finados
O Dia de Finados nos recorda que a vida é um ciclo e a morte é a sua etapa final. Entretanto, aqueles que partiram não deixam de existir, pois as nossas memórias os mantêm vivos. É difícil deixar quem amamos partir, mas rogamos para que o consolo vindo do céu alcance nossos corações e nos dê força para seguir em frente.