Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul conta agora com um Plano Estadual de Combate ao Feminicídio, que entre outras ações busca incentivar a discussão e melhorias nas políticas públicas para o combate aos crimes violentos contra a mulher.
O decreto que instituí o Plano foi assinado pelo Governador Reinaldo Azambuja nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, dia do encerramento da Campanha dos 16 dias de ativismo e Dia Mundial dos Direitos Humanos. Luciana Azambuja, secretário especial de Cidadania explica o que muda.
O plano será desenvolvido com base em três eixos estruturantes: desenvolvimento de políticas públicas, capacitação de agentes públicos para atendimento humanizado e fortalecimento da rede especializada de atendimento à mulher.
Para a Secretária Luciana Azambuja a instituição do Plano é um grande avanço no contexto de prevenção e combate ao feminicídio.
Mato Grosso do Sul ocupa hoje a 5ª posição no ranking brasileiro por mortes violentas de mulheres. Dados da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) indicam que o Estado registrou 26 casos de feminicídio, cinco somente em Campo Grande.
Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)