Parcerias e atuação da bancada federal resultam em grandes investimentos

Ministra Tereza Cristina destaca que investimentos do governo estadual vão gerar empregos e renda

07 MAR 2020Por Paulo Fernandes09h53

Campo Grande (MS) A atuação dos oitos deputados federais e três senadores de Mato Grosso do Sul estão sendo determinantes para atender os 79 municípios no Governo Presente. Durante o lançamento do pacote de obras de R$ 4,2 bilhões, no Pavilhão Albano Franco, o senador Nelsinho Trad e deputados federais destacaram a parceria do Governo de Mato Grosso do Sul com legislativos e municípios para atender as necessidades da população; e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Correa da Costa, afirmou que os investimentos serão importantes para gerar empregos e renda. 

“Hoje, o governo do Estado coloca R$ 4,2 bilhões nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. É um motivo de comemoração. Precisamos de empregos e aqui muitos empregos serão gerados com essas obras”, disse Tereza Cristina. Ela também é deputada federal, mas está licenciada para exercer a função de ministra.

Deputado Beto Pereira lembra que o Governo do Estado ouviu prefeitos e vereadores de todos os municípios 

Líder da bancada federal na Câmara, o deputado federal Beto Pereira destacou a capacidade do Governo do  Estado de unir toda a classe política para levar os investimentos à população. “No momento que os recursos são escassos, não só os do Estado, mas os recursos federais [também], a criatividade e a eficiência na aplicação dos recursos é fundamental. Quando você ouve a população, a sua chance de errar é menor. O que o Governo do Estado fez junto com deputados federais, junto com senadores, junto com os deputados estaduais é ouvir aquilo que é o anseio daqueles que são os representantes legítimos da população: os vereadores, os prefeitos, as lideranças locais. Isso otimiza muito os recursos e potencializa as ações do Governo do Estado”, afirmou.

O senador Nelsinho Trad falou que o governador Reinaldo Azambuja é um líder que trabalhou para unificar os entes e fazer chegar mais investimentos à população nos municípios. ”O funcionamento dessa engrenagem precisa de um líder e o Reinaldo Azambuja exerce essa liderança, nos inspirando no Congresso Nacional uma sintonia que irradia para os municípios”, comentou.

Vander Loubet declarou que o governador Reinaldo Azambuja não tem feito distinção por questões partidárias 

Deputado federal pelo PT, Vander Loubet ressaltou que o Governo do Estado tem feito parcerias sem levar em conta diferenças partidárias. “O governador Reinaldo [Azambuja], desde que assumiu, estabeleceu uma excelente relação com a bancada toda e a bancada de Mato Grosso do Sul – estou no meu quinto mandato como deputado federal – e nós construímos uma relação desde lá atrás, da época do Zeca [do PT, ex-governador], independente de partido, defendendo os interesses de Mato Grosso do Sul”, afirmou Vander Loubet.

Loubet lembrou ainda que o governador Reinaldo Azambuja propôs dobrar o valor das emendas da bancada federal de Mato Grosso do Sul por meio de recursos do tesouro estadual e elogiou a política municipalista estabelecida por meio do programa Governo Presente. “Ele chamou cada município para ouvir as prioridades. Evidente que não dá para fazer tudo, mas o que está fazendo é substancial. Se você pegar, em cada região, em cada município, são obras estruturantes e obras que vão fazer a diferença para os municípios. Eu acho que o que precisamos é fazer isso. Eu falo de carteira porque sempre fui, na prática, muito municipalista. É lá [no município] que precisa chegar os equipamentos, é lá que precisa chegar essas melhorias para que as pessoas”

O parlamentar também foi outro a destacar que os investimentos vão ser importantes para gerar ainda mais empregos em Mato Grosso do Sul. “No momento que o Brasil precisa gerar emprego, não tem melhor mecanismo do que o Estado ser o indutor do crescimento e ter um plano de investimento. Neste sentido, o governo está de parabéns”, disse Vander Loubet. 

Deputado Luiz Ovando acredita que modelo permite participação da bancada na execução dos investimentos

Para o deputado federal Luiz Ovando, o modelo proposto e executado pela administração estadual permite uma participação maior na definição das prioridades. “O nosso papel, o nosso propósito, é através dos vereadores e prefeitos determinar a necessidade e a oportunidade e junto com o governador, ele nos disponibiliza o seu sistema administrativo e onde disponibilizar esses recursos”, disse. “É muito importante [o programa Governo Presente], mostra a sensibilidade do governador. Não podia ser diferente e ele faz esse movimento e que nós participamos do processo de execução, embora a gente seja Legislativo”, acrescentou Ovando.

Rose Modesto afirmou que a articulação política é crucial para levar melhorias para toda a população. “A unidade da classe política, independente de questões partidárias, ela é fundamental porque as pessoas é que ganham com isso. O governador Reinaldo está de parabéns de ter uma articulação com toda a bancada federal, com os oitos deputados federais e os três senadores”, finalizou a deputada federal.

Paulo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação

Fotos: Saul Schramm

Deixe seu Comentário

Leia Também