Há 25 anos, um trágico acidente tirava a vida dos Mamonas Assassinas

Em 1996, o avião que transportava os 5 membros da banda se chocava contra a Serra da Cantareira após um erro de comando

02 MAR 2021Por Redação00h20

Autoproclamados como uma banda do gênero “sonrisal”, os Mamonas Assassinas realizavam seu último show no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Coincidentemente, o show era o último da turnê; os rapazes retornariam a Guarulhos, cidade onde se juntaram, e pousariam no aeroporto, em Cumbica, São Paulo. Com o fim da turnê, iniciariam os preparativos para o segundo disco, em Portugal.

No entanto, o avião Learjet PT-LSD, que já apresentava erros durante o último mês de uso conforme documentado pela equipe do MTV na Estrada, que acompanhou a banda em alguns dias da turnê, tinha um piloto com apenas 170 horas de voo naquele modelo de aeronave. O recomendado seria 500 horas.

Graças a um erro de aproximação, a primeira tentativa de pouso na pista do aeroporto foi um total fracasso, obrigando o mesmo a retomar o voo e realizar um contorno. Afirmando ter condições visuais, o piloto solicitou o contorno à esquerda, que foi aceito erroneamente pela torre de comando.

O erro resultou em uma virada direcionada a Serra da Cantareira, em alta velocidade e com a visão prejudicada, levando o avião a colidir com a montanha. Todos os 9 tripulantes, incluindo Dinho, Bento, Júlio, Sérgio e Samuel, membros do Mamonas, faleceram imediatamente. Pela chuva e condições do local, o resgate dos corpos só pode ser concluído na manhã do dia seguinte.

Deixe seu Comentário

Leia Também