Campo Grande (MS) – Preocupados com os estoques baixos, comuns nesta época do ano quando se aproximam as festas e confraternizações, a coordenação do Hemosul alerta para a necessidade de doações.
A preocupação maior é com o atendimento a pacientes de emergência em hospitais públicos e privados. Isso porque, historicamente, na última semana do ano, a quantidade de doadores diminui em toda a rede.
Em 2018 a queda registrada no número de doações no mês dezembro em comparação com novembro foi de 21%, baixando de 5.527 para 4.349. Já em 2017 a redução no mesmo período foi de 11%, caindo de 5.284 doações para 4.668.
Na Capital o Hemosul Coordenador fica aberto nos dias 24 e 31 de dezembro, das 7h ao meio dia. Nas datas do Natal e Ano Novo, 25 de dezembro de 1° de janeiro, a unidade fecha. Nos demais dias o atendimento será normal, sem recesso para os funcionários. O endereço é Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304.
Já no interior cada unidade decidirá as escalas de atendimento. As cidades de Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba, Aquidauana, Corumbá, Coxim e Nova Alvorada do Sul têm postos de coleta do Hemosul. Endereços, telefones e horários de atendimento podem ser conferidos no site do Hemosul.
Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)