O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a COVID. O Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.
Após a conclusão do ciclo vacinal, o registro da vacinação deverá ser inserido nos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS, Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios, definidos pelos estados e municípios.
Com esses dados enviados e processados para a RNDS/Ministério da Saúde, os dados são apresentados de forma automática no Conecte SUS.
A partir desse momento, o cidadão poderá emitir o certificado no serviço de vacina do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.
Confira os oito passos para cadastro no Conecte SUS. É rápido e simples!
1. Entre na loja de aplicativos e baixe o Conecte SUS
2. Acesse a página de início e informe seu CPF
3. Valide informações básicas, como data de nascimento e filiação.
4. Crie uma senha com letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.
5. Ao ser redirecionado, informe seu número de celular para receber um código de confirmação.
6. Aceite a autorização de uso de dados pessoais
7. Aceite os termos de uso
8. Veja sua página com histórico de atendimentos, exames, consultas, doações e recebimento de medicamentos.
O registro também pode ser feito em um computador por meio do site conectesus-paciente.saude.gov.br
Reprodução: Fátima News