Campo Grande (MS) – Janeiro, o primeiro mês de 2020 promete muito sol e calor acima da média em Mato Grosso do Sul. Análise do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica como ficará o tempo durante todo o mês de janeiro no Estado.
Chuva
Dados de climatologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicam que o volume de chuvas esperado para Estado durante o mês de janeiro varia entre 175 a 200 milímetros com os maiores acumulados nas regiões norte e bolsão.
O mapa de anomalia de precipitação prevista pelo modelo internacional Climate Prediction Center (CFSv2/NOAA) mostra que em janeiro as chuvas poderão se encontrar dentro da média em grande parte do Estado (coloração branca).
Já os municípios da região leste, parte da região sudoeste e norte do Estado poderão ter chuvas ligeiramente acima da média em até 30 milímetros (coloração em verde do mapa). Enquanto a região do extremo oeste, poderá ter chuvas ligeiramente abaixo da média em até 20 milímetros.
Temperatura
Quanto ao calor, os dados de climatologia do Inmet, indicam que as temperaturas durante o mês de janeiro em Mato Grosso do Sul podem ter variação média de 22°C a 35°C, sendo a região pantaneira a mais quente.
O mapa de anomalia de temperatura também prevista pelo modelo internacional, mostra que as temperaturas poderão permanecer dentro da média em grande parte do Estado (coloração branca). Exceto nas regiões noroeste e central, onde poderão registrar temperaturas de até 1,5°C abaixo da média prevista para o mês (coloração azul).
Mireli Obando – Subsecretaria de Comunicação de MS, com informações Cemtec
Foto: Arquivo