Mostra de Cinema Japonês no MIS terá Segunda Guerra Mundial como pano de fundo

26 JUN 2022Por Karina Medeiros de Lima05h00

Em homenagem aos 114 anos da chegada dos japoneses no Brasil, o MIS (Museu da Imagem e do Som) apresenta uma mostra de filmes japoneses. O evento será realizado no período de 27 a 28 de junho, integrando romance, drama e suspense. Terá a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo, em temas que o público ocidental pouco conhece. A curadoria é do historiador e engenheiro Celso Higa.

“Somos privilegiados em ter uma comunidade japonesa tão significativa na nossa cidade e com isso acessamos filmes que têm uma construção narrativa muito particular, seja na fotografia ou nas próprias histórias”, diz a coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro. “A volta das sessões presenciais tem sido a possibilidade dos reencontros depois de tanto tempo, como isso temos visto a alegria do público que manifesta saudade pelo cinema no MIS, assim estamos imensamente gratos por esse retorno também com cinema Japonês”, completa Marinete

Confira abaixo a programação e participe!

Dia 27/06/2022 (segunda-feira)

19:00 h – O imperador em agosto (Nihon no Ichiban Nagai hi) – 2015 – 136 min.

Sinopse: Agosto de 1945, durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial. Após duas bombas jogadas no Japão pelas tropas americanas, o Imperador Hiroito está prestes a anunciar a rendição do país - via rádio- para não sacrificar mais o seu povo. Um grupo de soldados conservadores, que não aceita que o Japão se entregue, ocupa o Palácio Imperial e uma emissora de rádio, para que a  audição sobre a rendição não ocorra.

Produção: Shochiku, Asmik Ace

Direção: Masato Harada

Elenco: Koji Yakusho, Masahiro Motoki, Tori Matsuzaka, Tsutomu Yamazaki

Baseado no livro de Kazutoshi Hando

Lançamento no Brasil: 06 de janeiro de 2016

 

Dia 28/06/2022 (terça-feira)

19:00 h – A mulher de um espião (Supai no Tsuma) – 2020 – 115 min.

Sinopse: Ambientado na década de 1940. A população do Japão está dividida  a  respeito da participação  do país na Segunda Guerra Mundial. Em Kobe, o comerciante Yusaku (Issey Takahashi) administra uma empresa de tecidos e é casado com Satoko (Yu Aoi). Durante uma viagem de negócios na Manchúria, Yusaku descobre um terrível segredo nacional.  Com intuito de fazer justiça, ele decide divulgar a todos sobre a sua descoberta. Satoko começa a suspeitar que ele está tramando algo.  Logo ela é arrastada para dentro de um jogo enigmático, cheio de tramas. Um thriller romântico numa época turbulenta. Uma releitura dos abusos  do Japão na Segunda Guerra sob o olhar de Kiyoshi Kurosawa.

Direção: Kiyoshi Kurosawa

Roteiro: Ryusoke Hamaguchi e Tadashi Nohara

Elenco: Yû Aoi, Issey Takahashi, Masahiro Higashide, Yuri Tsunematsu,

Premiação: Leão de Prata do Festival Internacional  de Cinema de Veneza 2020 - Melhor Diretor pelo filme "A esposa de um espião"

Lançamento no Brasil: 31 de março de 2022.

Produção: NHK, NHK Enterprises, INCLINE e C&I Entertainment.

Karina Medeiros de Lima, FCMS

Deixe seu Comentário

Leia Também