O dia de Hoje na História

O Dia Internacional do Orgulho LGBT 

28 JUN 2022Por educabras00h38

O Dia Internacional do Orgulho LGBT ou simplesmente Dia do Orgulho Gay é comemorado anualmente em 28 de junho em todo o mundo.

Esta data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.

Nos últimos anos, o movimento passou a utilizar a sigla reduzida LGBTQIA+, cujo termo completo é LGBTQQICAPF2K+ para os indivíduos que se identifiquem como:

L: Lésbicas
G: Gays
B: Bissexuais
T: Transexuais, Transgêneros, Travestis
Q: Queer
Q: Questionando
C: Curioso
I: Intersexo
A: Assexual
P: Pansexual
P: Polissexual
F: Familiares e amigos
2: 2-espíritos
K: Kink
+: Demais orientações sexuais e identidades de gênero

Ainda que não explícitos na sigla, Não-Binariedade e Drag Queen também são considerados.

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ também é um reforço para lembrar as pessoas que todos devem se orgulhar de sua sexualidade e não sentir vergonha da sua orientação sexual.

 

28/6/1820 Foi provado que o tomate não é venenoso como se acreditava.

28/6/1908 Os primeiros imigrantes japoneses chegam de navio ao Brasil.

28/6/1914 O arquiduque Francisco Ferdinando de Habsburgo ,herdeiro do trono austríaco, é assassinado em Sarajevo, capital da Bósnia, por nacionalistas sérvios. O fato serviu de pretexto para a Áustria declarar guerra à Sérvia, com apoio da Alemanha, em 28 de julho de 1914. Em poucos dias o conflito se generalizaria, dando início à Primeira Guerra Mundial.

28/6/1919 Assinado o Tratado de Versalhes que fixou as condições de paz da Primeira Guerra Mundial entre as potências aliadas e a Alemanha.

28/6/1950 A China confisca as terras dos grandes proprietários e requisita as da Igreja.

28/6/1950 Forças norte coreanas capturam Seul, a capital da Coréia do Sul.

28/6/1959 Em discurso no Clube Militar o presidente Juscelino Kubitschek, em nome da soberania nacional, rompe com o FMI.

28/6/1971 A Suprema Corte americana retira a condenação ao boxeador Muhammad Ali por exigência evasiva, descobrindo que sua recusa a lutar no Vietnã era baseada nos princípios religiosos do islamismo.

28/6/1976 Inaugurada a Rodovia dos Imigrantes, ligando SP a Santos.

28/6/1977 Emenda constitucional nº 9 legaliza o divórcio no Brasil O direito ao divórcio no Brasil foi resultado, em grande parte, de uma série de campanhas que se estenderam ao longo de décadas, nas quais se destacou a atuação do deputado Nelson Carneiro.

28/6/1990 Acordo de desmantelamento nuclear é assinado por 89 países.

28/6/1997 Mike Tyson é desqualificado após o terceiro round de uma luta de pesos pesados, em Las Vegas, por morder a orelha de Evander Holyfield. A Comissão Atlética do Estado de Nevada posteriormente retira a licença de Tyson, proibindo-o de lutar por um ano.

Deixe seu Comentário

Leia Também