O dia de Hoje na História

Comemora-se o fim da censura no Brasil

03 AGO 2022Por educabras00h46

No dia 3 de agosto, comemora-se o fim oficial da censura no Brasil. A data foi criada em 1988 para recordar o dia em que a nova Constituição Federal foi votada na Assembleia Constituinte. A censura estabeleceu-se a partir de 1964, na Ditadura Militar, e cerceava a liberdade de expressão intelectual, artística, científica e política.

Dia do Capoeirista é comemorado em 3 de agosto.

Capoeirista é o indivíduo que pratica capoeira, um estilo de dança e luta que é originalmente típica da região Nordeste do país, em especial na Bahia.

A capoeira é reconhecida como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.

3/8/1492 Cristóvão Colombo parte do porto espanhol de Santa Maria de la Palos Frontera encabeçando 3 caravelas (Nina, Pinta e Santa Maria) e uma tripulação de cerca de 90 homens. Acreditavam estar navegando em direção a " Catay " (a Ásia), mas acabaram descobrindo as ilhas do Caribe e a América.

3/8/1645 Batalha do Monte das Tabocas. Sob o comando de Antônio Dias Cardoso e João Fernandes Vieira, rebeldes pernambucanos lutam contra forças holandesas perto da cidade de Santo Antão (hoje Vitória), no monte chamado das Tabocas.

3/8/1904 Ingleses capturam Lhasa, capital do Tibete.

3/8/1914 Alemanha declara guerra à França.

3/8/1920 Nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, o atleta brasileiro Guilherme Paraense conquista a medalha de ouro na prova de pistola. É a primeira medalha de ouro conquistada pelo Brasil em uma olimpíada.

3/8/1943 Governo italiano, até então aliado da Alemanha nazista, inicia em separado as negociações de paz com os Aliados.

3/8/1971 A nova banda de Paul McCartney, os Wings, é formada, tendo como membros Denny Laine, ex-integrante do “The Moody Blues”, Denny Seilwell e Linda McCartney, esposa de Paul.

3/8/1980 Em protesto contra a invasão soviética de Afeganistão, 65 países boicotam as Olimpíadas de Moscou.

3/8/1988 As autoridades soviéticas libertam Mathias Rust, o jovem piloto da Alemanha Ocidental que aterrissou no “Red Square” de Moscou, em 1987. Rust estava cumprindo a pena de quatro anos num campo de trabalho, quando os soviéticos aprovaram sua extradição como um gesto de gentileza para com o Ocidente.

3/8/1997 Toma posse um novo presidente no Irã, o muçulmano moderado Mohammad Khatami, com uma mensagem de paz para o mundo.

Deixe seu Comentário

Leia Também